Petrópolis é a sétima cidade do Estado e a 65ª do país mais procurada para compra de apartamentos
Um levantamento do portal imobiliário ZAP, divulgado esta semana, mostra que Petrópolis é a sétima cidade do Estado e a 65ª do Brasil mais procurada para quem busca comprar um apartamento. O clima da serra, a proximidade com a capital e a busca por um local mais seguro são motivos apontados pelos corretores para o município atrair os compradores. De acordo com a pesquisa, o Rio de Janeiro é a cidade mais procurada no país, seguida de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.
“Cidades da região serrana do Rio acabam sendo mais procuradas por quem está fugindo da violência. Estamos percebendo há algum tempo essa migração. Acreditamos que isso é um demonstrativo que o mercado está voltando a crescer e esperamos que em 2020 e 2021 esteja mais aquecido. Depositamos esperança nas obras do Comperj que estão sendo retomadas e o dinheiro volte a circular no Estado o que vai impactar no mercado imobiliário”, comentou o conselheiro do Creci e corretor, Eduardo Silvério.
A pesquisa foi realizada a partir da busca dos usuários do ZAP, entre janeiro e setembro de 2019, trazendo um ranking das 100 cidades mais procurados no Brasil. Segundo o levantamento, 10 municípios do Rio de Janeiro estão nesta lista. Além da capital (que ocupa o primeiro lugar), Niterói vem em seguida, depois vem Cabo Frio, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Teresópolis, Petrópolis, Duque de Caxias, Rio das Ostras e Macaé.
O estudo mostra que cidades como Teresópolis e Juiz de Fora (Minas Gerais) são mais procuradas que Petrópolis pelos interessados em adquirir um apartamento. “Teresópolis talvez esteja na nossa frente devido a questão de mobilidade urbana. Temos problemas sérios nesta área que acabam influenciando no mercado imobiliário. Além disso, os preços em Petrópolis chegaram a patamares impraticáveis. Hoje em dia os proprietários estão mais flexíveis e quando querem realmente vender acabam reduzindo o preço”, disse o corretor.
De acordo com uma pesquisa do Sindicato da Habitação do Estado do Rio de Janeiro (SecoviRJ), houve um aumento em Petrópolis de cerca de 5% no metro quadrado dos apartamentos em 2018. A região do Quitandinha, na Zona Sul, foi a que registrou maior variação. Em julho de 2017, o metro quadrado nesta área custava R$ 4.815, um ano depois passou para R$ 5.310. O distrito de Itaipava teve a segunda maior variação (7,95) e em seguida veio a localidade do Samambaia (7,15).
Veja o ranking:
Cidades Estado do Rio Brasil
Rio de Janeiro 1ª 1ª
Niterói 2ª 10ª
Cabo Frio 3ª 32ª
São Gonçalo 4ª 44ª
Nova Iguaçu 5ª 52ª
Teresópolis 6ª 54ª
Petrópolis 7ª 65ª
Duque de Caxias 8ª 85ª
Rio das Ostras 9ª 90ª
Macaé 10ª 97ª