Habitação pode deixar a Assistência Social
Ficou claro que não deu certo a iniciativa da gestão Bomtempo que transferiu o setor de Habitação da Secretaria de Obras para a de Assistência Social. Isso foi em junho de 2022, meses após a tragédia das chuvas daquele ano. E qual foi a produção de casas populares deste então? Total de 0 unidades. Não houve aplicação de um programa de política habitacional. Então a cidade, segundo o governo federal (levantamento da Casa Civil e do Ministério das Cidades) continua com 72.070 pessoas em áreas de risco, um déficit de 18 mil habitações seguras. Hoje, a situação da cidade, após as chuvas de 2011 e, novamente com as 2022, são os 776 apartamentos do Vicenzo Rivetti e a promessa do governo do Estado de construir mais 340 unidades habitacionais.
Nova estratégia
Há expectativa de que a Habitação volte a fazer parte da Secretaria de Obras na gestão de Hingo Hammes ou ganhe destaque na Secretaria de Planejamento. A meta é que o setor tenha um braço operacional forte na captação de projetos do Estado e da União.
Moradores ilhados na Rua dos Ferroviários
Moradores da Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra, estão desesperados. Agora, a cada chuva mais intensa, a rua vira um mar de lama. Segundo eles, uma intervenção de contenção de encostas que ainda não terminou na servidão Frei Leão estaria ocasionando o alagamento da via e a água chega até a rua principal, onde fica o BNH do bairro. Os moradores da Rua dos Ferroviários ficam ilhados, ninguém entra, ninguém sai até a água baixar. Não podem transitar carros de serviços e nem de socorro…
Super secretários
E Fred Procópio e Gilda Beatriz, vereadores licenciados, estão sendo chamados de super secretários. Eles deixaram o parlamento para assumir cargos na gestão Hingo Hammes. Fred ficou com as secretarias de Governo e Planejamento e Gilda também está à frente de suas pastas: Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência.
Estreantes e veteranos
Dos 23 secretários de Hingo Hammes, 11 são caras novas na administração pública municipal, pelo menos no primeiro escalão. Doze já foram secretários na gestão interina de Hingo Hammes ou de administrações anteriores. Deste universo de 12, muitos são experientes na política como a vereadora eleita Gilda Beatriz e o ex-vereador Marcelo Chitão que assume a Secretaria de Segurança e Serviços Públicos. Outros como Alexandre Gurgel, na Educação e Pablo Kling no Turismo, ocuparam posições importantes no governo do Estado.
Paixão elogiando Bernardo
Que coisa, né? Junior Paixão foi agente regional na gestão Bernardo Rossi. Quando o ex-prefeito não foi reeleito e assumiu o Hingo Hammes interinamente e, depois, Bomtempo, mudou de lado. Hoje está de volta ao barco original rasgando elogios a Bernardo, secretário estadual do Meio Ambiente.
Pode mudar muita coisa
Como a gente já comentou aqui antes, há duas ações pedindo a impugnação de nominatas inteiras. Uma contra o PSB de Bomtempo e outra contra o PL de Octávio Sampaio. A gente comentou que se cair a chapa do PL, Sampaio, único eleito, perde o mandato e há recontagem do quociente eleitoral sem a soma destinada ao partido. Neste caso, estaria eleito Rodrigo Bueno. Mas, faltou dizer como fica o PSB de Bomtempo se a nominata inteira dançar. Perdem os mandatos Thiago Damaceno, Leo França e Gil Magno. Na recontagem estariam eleitos Mauro Peralta, Adenilson Honorato e Rodrigo Bueno.
Famoso nas redes
Uma casa na Rua Santos Dumont, no Centro, foi roubada na terça-feira. Só que as câmeras de segurança flagraram o invasor pulando o muro. Os moradores registraram ocorrência na polícia e as imagens foram exibidas em redes sociais. Não é que o ladrão viu sua figura exposta nas redes? E o que ele fez? Na quinta-feira voltou lá e devolveu o que tinha levado. Novamente, as câmeras de segurança mostraram o homem retornando com os objetos. E até agora a polícia não identificou o invasor arrependido.
Ih, não deu
O ex-vereador Mauro Peralta, que não conseguiu a reeleição (ele no início do mandato disse que nem queria porque o salário não compensava, mas depois botou o nome pra jogo novamente) ainda está na chuva. Ele seria cotado para assumir a presidência do Sehac, a entidade que gerencia Alcides Carneiro e outras 11 unidades de saúde incluindo as UPAs. Mas, não rolou. Seu nome não foi ungido.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 241 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Isso que é prestígio
O vereador Dudu nunca foi tão prestigiado em toda a sua trajetória política. Está presente em todos os feitos do governo do Estado em Petrópolis, não importa a pasta. É do Estado, Dudu é convocado para estar presente, seja obra, projeto, lançamento, o que for.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br