Unidades de urgência e emergência poderão ter intérprete de Libras
No Dia Nacional dos Surdos, comemorado nessa quinta-feira (26), a Câmara Municipal aprovou indicação legislativa do vereador Hingo Hammes (PTB) para que a prefeitura disponibilize, nas unidades de urgência e emergência do município, profissional habilitado em tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é assegurar aos surdos o pleno direito aos serviços públicos de saúde.
“Apesar dos avanços, ainda há muito o que fazer para garantirmos os direitos dos surdos. Petrópolis trabalhou e hoje assegura a inclusão na Educação, mas podemos e devemos fazer mais em outras áreas também”, afirmou o vereador, citando as dificuldades de comunicação em unidades de emergência. “Imagina chegar a uma unidade de saúde a procura de atendimento de urgência e não conseguir dizer ao médico o que sente?”
Professora de Libras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professora bilíngue da Prefeitura de Petrópolis, Clévia Fernanda Siess Barboza disse que a indicação legislativa pode contribuir de forma significativa para que decreto federal prevendo a garantia de direitos de pessoas surdas seja de fato cumprido. “O decreto de 2005 fixou prazo de 10 anos para que instituições de Ensino Superior oferecessem o curso de Libras aos seus alunos. Além disso, determinou que unidades de saúde tivessem ao menos 5% de seus profissionais capacitados para se comunicar com a linguagem de sinais. É importante que essas pessoas de fato sejam qualificadas e capazes de traduzir inclusive termos específicos da área de saúde, para que o surdo seja realmente compreendido”, lembrou.