• O lado bom e ruim da tecnologia

  • 22/dez 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Estamos cada vez mais sozinhos com o avanço da tecnologia e o conforto dos tempos modernos. Ninguém mais tira o olho do celular. Sabia que o celular é inclusive telefone? Tudo é aplicativo. Ninguém mais conversa com quem está perto. Já experimentou ficar 24 horas com o celular desligado? Que delícia!

    Não sou contra a tecnologia. Só que estamos esquecendo o lado bom e afetivo da conversa cara a cara! Presencial! A corrida de rua tem esse aspecto. A gente corre sozinho, cada um com seu pensamento ligado no “pace”, no adversário e nas reações do corpo. Na chegada é só alegria! Chegue do jeito que chegar e só alegria! Depois, enquanto aguardamos a premiação todo mundo conversa com todo mundo. A corrida de rua aproxima. A corrida de rua tem esse aspecto afetivo e democrático. Não importa a raça, o credo, o sexo, a crença religiosa e o nível social. “Status” aqui não serve pra nada. “Sabe com quem está falando”? Sei. Com um corredor (a).

    Tem que treinar. Tem que suar a camisa para cruzar a linha de chegada. Não dá para pagar “propina” e subir no pódio. Tem que treinar! Cada dia que você deixa de treinar, mais longe fica a vitória pessoal. Faça bom uso da tecnologia.

    **Literatura sugerida: Barbosa, Ana Beatriz, Janelas da mente: 12 histórias sobre o Transtorno da vida moderna. Ed. Globo Livros (2017).

    Últimas