• Testes com veículos que substituirão charretes começam em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/09/2019 13:10

    A CPTrans iniciou nesta quarta-feira (25) os testes com a nova modalidade de transporte turístico em substituição às charretes com tração animal. Além da adequação do veículo ao pavimento no Centro Histórico, a companhia avalia aspectos como a segurança dos passageiros e a resistência mecânica. O veículo, que é elétrico, também deve atender ao design histórico exigido pela comissão que acompanha o processo de transição das vitórias. O veículo vai permanecer em avaliação prática e operacional pelos próximos 15 dias, podendo ser prorrogado a critério da Companhia.

    O prefeito Bernardo Rossi acompanhou a vistoria técnica da primeira empresa a fazer o teste. “A prefeitura respeitou o resultado do plesbicito, determinando o fim da tração animal em março. Mas também é importante a manutenção do serviço turístico”, disse.

    Após o chamamento público feito pela prefeitura neste mês, 12 empresas se cadastraram para teste de operação do serviço. A CPTrans está organizando um calendário de avaliações para atender cada instituição. “Os passeios com os novos veículos podem ser feitos por qualquer pessoa. É importante ressaltar que todos os deslocamentos serão acompanhados pelas nossas equipes. Estamos considerando a relevância cultural do serviço turístico prestado por vitórias na cidade”, explica o diretor técnico e operacional da companhia, Luciano Moreira.

    O objetivo do novo serviço é manter a tradição dos passeios pelo Centro Histórico, porém aliando tecnologia e segurança. “Essa é a primeira carruagem elétrica feita em Petrópolis. É um produto 100% da nossa cidade, do nosso país. Buscamos manter o modelo tradicional das antigas vitórias, mas atendendo os quesitos de segurança indicados pela CPTrans”, garante a responsável pelo primeiro veículo testado, Mari Andrada.

    O fim do uso dos cavalos para tração das charretes foi escolhido por 117 mil pessoas. Após homologação do resultado pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade, em março desse ano. “Petrópolis está servindo de modelo para todo o país, já que não existe em nenhuma outra cidade um serviço turístico como esse”, frisa o secretário da Turispreto, Marcelo Valente.

    O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – que é o próximo passo da implantação do serviço após a realização dos testes – contempla preferencialmente a utilização da mão de obra dos antigos condutores das vitorias de tração animal, conforme explicado em reunião pública na CPTrans na terça (24). “Existe a necessidade de avaliação para que a gente pontue possíveis mudanças nos modelos apresentados. Vamos elaborar relatórios de cada empresa, de acordo com os testes realizados”, completa Luciano.

    Comitiva da Enel X acompanha o teste dos veículos

    Uma comitiva da Enel X também acompanhou os testes dos veículos. A empresa pretende ajudar na popularização dos veículos elétricos e vem expandindo sua atuação em serviços relacionados em vários países. “Esse é um assunto que nossa empresa tem grande experiência e queremos ajudar a colocar em prática em Petrópolis. Nossa equipe vai estudar maneiras de agregar valor a esse serviço, como a instalação de locais para a recarga de energia, por exemplo”, disse o executivo chefe da empresa de serviços na América do Sul, Simone Tripepi.

    Novidade repercute positivamente entre os protetores de animais

    A ativista e defensora do direito dos animais, Luísa Mell, parabenizou o município pela iniciativa. No seu Instagram, ela publicou que “Ainda dá tempo de construirmos um mundo justo, ético e com respeito a natureza e aos animais. Que sirva de exemplo e incentivo para outras cidades que ainda usam charretes puxadas a cavalo”.

    Últimas