• IBGE vai contratar 232 recenseadores para Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/09/2019 12:07

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) vai abrir processo seletivo para contratação de 232 recenseadores em Petrópolis para atuarem no Censo 2020. A previsão é que o edital seja publicado até o fim do ano e os aprovados sejam convocados entre janeiro e março de 2020.

    O Censo está programado para começar em agosto do ano que vem em todo o território nacional. Os trabalhos terão duração de três meses, período em que os recenseadores visitarão os domicílios coletando informações.

    Além dos dados populacionais, o Censo 2020 trará informações sobre o perfil dos lares brasileiros, como escolaridade, renda, entre outros. 

    Leia também: Setor de serviços cresce 0,8% de junho para julho no país, diz IBGE

    Em Petrópolis, segundo o coordenador geral da agência do IBGE, Sebastião Carvalho, os recenseadores devem percorrer mais de 100 mil domicílios divididos em 740 setores.

    “A coleta de dados será totalmente digital ligado a satélite. Não haverá perigo de estar em uma área onde não há sinal de internet ou telefone. É uma tecnologia avançada para que o trabalho seja feito de forma eficiente”, disse Sebastião durante a primeira reunião de trabalho do IBGE realizada na tarde de ontem. Além de técnicos do instituto também participaram representantes de vários setores do poder público e de instituições da sociedade civil. 

    Segundo Sebastião Carvalho, o objetivo do encontro era mostrar o trabalho do Instituto e o que será feito durante o Censo. “O envolvimento da sociedade, da prefeitura e da mídia é importante para a realização do Censo. A população precisa colaborar e entender o que vai acontecer durante os três meses do Censo”, explicou o coordenador. 

    Os primeiros dados do Censo 2020 devem começar a ser divulgados entre janeiro e março de 2021. O cronograma completo do Censo será publicado pelo IBGE assim como o edital completo do processo seletivo ainda este ano.

    Leia também: Inflação oficial fica em 0,11% em agosto, diz IBGE

    Últimas