Patrulha Maria da Penha passará a contar com duas equipes especializadas
Policiais militares do 26º BPM participaram de uma capacitação para o programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”. O treinamento durou uma semana e a partir de agora a unidade contará com duas equipes especializadas, que atuarão, em dias alternados, acompanhando mulheres ameaçadas que contam com medida protetiva expedida pela justiça. O programa foi lançado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar com o objetivo de prevenir a violência doméstica.
Além dos policiais de Petrópolis, os militares do 11º BPM (Nova Friburgo), 30º BPM (Teresópolis) e 38º BPM (Três Rios) também participaram do treinamento. As equipes, também irão apoiar órgãos e rede de atendimento à mulher em cada região. O atendimento emergencial de 24 horas continuará sendo feito pelo serviço de radiopatrulha, cujos policiais poderão contar com orientação técnica da equipe do novo programa.
O treinamento foi baseado em três pilares: conhecimento conceitual e jurídico, sensibilização e as técnicas de abordagem e uso racional da força adaptadas ao contexto da violência doméstica e familiar. Participaram de forma voluntária promotores de Justiça, juízes, delegadas especializadas, defensores públicos, oficiais e praças da Polícia Militar, além de representantes da rede de atendimento à mulher em situação de violência.
Lançado oficialmente no início de agosto, durante as comemorações do aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, o novo programa da Polícia Militar está sendo implantado gradativamente por regiões, com objetivo de prestar um atendimento especializado e padronizado em todo o território estadual. De acordo com a Polícia Militar, as denúncias de violência doméstica, especialmente contra a mulher, lideram com larga margem as estatísticas de chamadas ao Serviço 190 na Região Metropolitana e às salas de operações dos batalhões do interior.