O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou que é alta a possibilidade de enchentes e deslizamentos em Petrópolis nesta quarta-feira (04). Segundo o órgão, a previsão se dá pelos acumulados de chuva nas últimas 24 horas, bem como a previsão de pancadas que podem ser de forte intensidade ao longo do dia.
“Nestas condições, podem ocorrer deslizamentos de terra pontuais e esparsos, onde a chuva se concretizar de forma mais intensa, além de quedas de barreira às margens de estradas e rodovias”, explicou o órgão.
Já o site Climatempo divulgou que as “condições do tempo existem atenção máxima” no Estado do Rio. Petrópolis aparece na área de “perigo” do alerta da plataforma, com possibilidade de chuva forte, raios e ventania em torno de 85 km/h. O risco é da chuva ser contínua e volumosa.
Desde segunda-feira (02), instabilidades no tempo tem causado chuva na cidade e até transtornos, como queda de árvores e alagamentos. Nesta terça-feira (03), a Prefeitura disponibilizou o acesso às imagens das câmeras do Centro Integrado de Monitoramento e Operações (Cimop).
A orientação dos órgãos é que a população permaneça em áreas seguras. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199.