• Ruas ficam alagadas devido à falta de escoamento de água em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/dez 13:30
    Por Enzo Gabriel | Foto: Reprodução

    A forte chuva registrada na noite de segunda-feira (2) causou transtornos em diversas áreas de Petrópolis, embora não tenha provocado o transbordamento de rios. As ruas alagaram devido à dificuldade no escoamento da água pelos bueiros, destacando deficiências no sistema de drenagem urbana.

    As ruas Barão de Teffé, Caldas Viana e Montecaseros, além da Avenida Ipiranga e da Praça do Skate, são exemplos de locais que foram tomados pela água no Centro. Bairros como Caxambu e Mosela também tiveram problemas com o acúmulo de águas nas ruas. Segundo a Comdep, a limpeza dos bueiros é feita diariamente na cidade, com o trabalho contando com duas equipes de dez pessoas cada.

    Problemas na coleta são expostos e comissão da Câmara cobra esclarecimentos

    Além dos alagamentos, a chuva também expôs ainda mais a deficiência na coleta de lixo no município. Em diversos locais, os resíduos acumulados eram carregados pela água, se espalhando pelas ruas.

    Os secretários Anderson Fragoso e Elias Montes, da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, respectivamente, foram convocados à prestar os esclarecimentos na próxima sexta-feira, às 14h.

    O vereador Domingos Protetor, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa Civil e Proteção Animal da Câmara Municipal cobrou esclarecimentos sobre a situação. “Nós já convocamos diversas vezes o presidente da Comdep para prestar esclarecimentos, mas ele não compareceu. Agora, estamos convocando de novo, junto com o secretário Elias Montes, da SSOP, para prestar esclarecimentos e as ações que serão tomadas com relação ao lixo.”

    Transporte afetado

    Além de precisarem passar por ruas alagadas, os moradores de Petrópolis também tiveram problemas envolvendo o transporte público na volta para casa. Isso porque os alagamentos prejudicaram os coletivos, dificultando a realização dos trajetos. A empresa Cidade Real, por exemplo, relatou que 44 itinerários foram afetados.

    Alerta de chuva e câmeras do Cimop

    Para esta terça-feira (3), a Defesa Civil emitiu um alerta para a previsão de chuva moderada a forte em Petrópolis. Tendo isso em vista, as imagens das câmeras do Cimop foram liberadas temporariamente pela Prefeitura. O objetivo da medida, segundo o município, é que a população possa acompanhar em tempo real a situação dos principais pontos da cidade.

    Para acessá-las, clique aqui.

    Últimas