• 2ª Semana de Mediação de Conflitos começa neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/09/2019 14:15

    Petrópolis abre, no próximo sábado (21), a Semana de Mediação de Conflitos, com o tema Justiça Restaurativa. A Semana é uma ação inédita em todo o país e por aqui já chega à sua segunda edição. Realizada pelo programa Petrópolis da Paz, a abertura acontece na Universidade Católica de Petrópolis, no campus da Benjamin Constant, entre 10h e 12h, com a palestra “Administração Pública”, ministrada pelo advogado Adolfo Braga Neto, e lançamento do livro “Mediação Familiar”. A entrada é gratuita.

    A Mediação de Conflitos é uma nova forma de resolver problemas – incluindo questões na justiça – através do diálogo, com resoluções mais rápidas e custo zero no caso de processos judiciais. “É uma quebra de paradigmas. E por ser tão novo, a Semana é fundamental para as pessoas conhecerem e se informarem melhor. Petrópolis já saiu na frente, sendo o primeiro município a realizar o evento em todo o país. É um trabalho gratuito pelo programa e que traz muitos resultados positivos”, explica a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Ellen Carvalho.

    A Semana acontece até o dia 29 de setembro, diariamente, com encontros também na Casa dos Conselhos, na Universidade Estácio de Sá, na Unopar, na Casa Claudio de Souza, na quadra da Comac, e na Casa da Educação. 

    A mediação acontece em três vertentes: a escolar, dentro das instituições; a comunitária; e a justiça restaurativa, que é o tema desta segunda edição da Semana. Para a abertura, o público vai poder contar com a palestra do advogado, especialista em arbitragem, mediação e negociação, professor e coordenador da Comissão de Mediação do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá, Adolfo Braga Neto.

    Tendo o diálogo como principal ferramenta para alcançar a resolução de conflitos, ele tem como fundamento a visão positiva, a cooperação entre as partes e a participação do mediador para facilitar a comunicação entre as pessoas.         Interessados em participar da Semana e entenderem melhor sobre os processos da mediação podem se inscrever, gratuitamente, pela internet, através deste link.

    Em Petrópolis, o programa Petrópolis da Paz tem parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de polícia, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

    Últimas