• Petropolitana Julia Satyro conquista segundo lugar em sua estreia internacional no levantamento de peso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/nov 09:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Reprodução

    Na última terça-feira (26), a jovem atleta petropolitana Julia Satyro participou de sua primeira competição internacional de levantamento de peso, no Campeonato de la República, realizado em Bariloche, na Argentina. Competindo na categoria até 49kg feminino, Julia garantiu o segundo lugar ao atingir 70kg no arranco, 88kg no arremesso e 158kg no total.

    “Carreguei essa competição com leveza e buscando meus índices e resultados com muita confiança, levando em consideração aproveitar cada tentativa e quilo levantado, entregando o melhor de mim. Ser selecionada para compor a seleção desse campeonato traz motivação e muita vontade de buscar resultados maiores, medalhas internacionais e aprender a cada momento com o levantamento de peso”, conta Julia.

    Julia iniciou o arranco com uma carga de 67kg, cumprida com êxito. Em seguida, estabeleceu a marca de 70kg, mas não conseguiu completar o terceiro movimento, com 73kg, ficando com o segundo lugar no exercício. No arremesso, levantou 85kg e depois 88kg, mas falhou na tentativa final com 91kg, ficando novamente na segunda colocação.

    O técnico Dragos Stanica também falou sobre a atleta no torneio. “A participação da Julia foi fantástica. Para uma primeira competição internacional foi sensacional. Ela nunca havia conquistado estas marcas em competições oficiais e está realmente de parabéns”.

    Devido à chegada tardia da delegação brasileira ao hotel em Bariloche, Julia recebeu autorização para competir na terça-feira, um dia após o previsto. Assim, competiu com atletas do grupo B da categoria até 59kg, mas já tinha conhecimento das marcas alcançadas por suas adversárias diretas na categoria até 49kg. A argentina Ludmila Gerzel levou o ouro, com 71kg no arranco, 90kg no arremesso e 161kg no total.

    Como o Brasil é convidado no evento argentino, a atleta não conquista medalhas. No entanto, o desempenho de Julia foi positivo. A petropolitana não apenas ficou em segundo lugar na categoria, mas também superou suas marcas pessoais nos três levantamentos. Além disso, competiu contra atletas de todas as idades, incluindo do adulto.

    Julia ficou muito próxima de alcançar o índice nacional e garantir vaga no Campeonato Pan-Americano Sub-20. Para isso, precisava superar a marca de Beatriz Kamille: 71kg no arranco, 91kg no arremesso e 162kg no total. Caso tivesse concluído sua terceira tentativa no arranco ou no arremesso, teria atingido o índice necessário para competir no torneio continental.

    Últimas