Crise na gestão paralisa aluguel social, lixo e agora iluminação pública
É melancólico o final da gestão da prefeitura. Cumprindo a tabela até o final do tempo regulamentar, é visível que o governo não consegue dar conta dos serviços essenciais porque comprometeu as finanças sem planejamento. Já teve atraso no pagamento de RPAs da educação, o lixo todos temos assistido ao problema que é, o aluguel social dos desabrigados das chuvas atrasou e, agora, a cidade começa a ficar às escuras. A prefeitura, neste último item, tenta mostrar que é um problema pontual, apenas na Rua do Imperador, mas funcionários da terceirizada vêm se manifestando contra o atraso em seus vencimentos, que ocorre por falta de pagamento da prefeitura à empresa.
Sempre céleres…
E depois de semanas e semanas de lixo acumulando nas ruas, os vereadores começaram a se manifestar. Porém, apenas em discursos em suas redes, afinal, não tem sessão desde o dia 14. Eis que Gilda Beatriz fez uma denúncia ao Ministério Público. Mas choveu no molhado, porque o MP já tinha chamado a prefeitura às falas, marcando uma reunião. Pelo menos a Câmara convocou o presidente da Comdep, Anderson Fragoso, para um encontro hoje.
Tarefas
O Tribunal de Contas da União contribuiu com orientações para garantir que a sociedade não seja prejudicada pela descontinuidade de serviços nesta época de transição. Denominado Caderno de Encerramento e Transição de Mandatos em Municípios Brasileiros, uma das indicações é que os gestores que assumirão agora precisam ver, inclusive, se os valores deixados nos cofres são suficientes para o primeiro mês do ano ou se não houve nenhuma despesa proibida em ano eleitoral. Alguém manda esse caderno aqui para Petrópolis!
Como seria isso?
A gestão Bomtempo tem dito que os problemas nos serviços ou são culpa do ICMS ou são ação política da oposição. Como a oposição consegue interferir diretamente no caixa da prefeitura e nas companhias de economia mista a ponto de não ter dinheiro para pagar fornecedores e contratos é que a gente queria saber.
Bueiros
A gente já perguntou, mas vale a pena insistir: lembra que, ano passado, a Justiça determinou que a prefeitura limpasse 15 mil bueiros como forma de prevenir alagamentos? E este ano? Limpou quantos?
New Petro Ita?
Será que a Turp pode vir a ser a new Petro Ita? O negócio começa a ficar perigoso quando o atraso salarial motiva paralisação dos rodoviários da empresa. E os rodoviários vêm denunciando que o pagamento do vale vem atrasando mês a mês. Também passamos a viver a rotina de, todos os meses, haver uma ameaça de cruzar os braços até que os atrasados sejam colocados em dia.
Contagem I
Petrópolis está há 1 ano e 196 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contagem II
Faltam 36 dias para Petrópolis virar a página.
Volta!
Na boa? É lamentável que Bomtempo não tenha chamado de volta ao governo Ramon Mello, que se desincompatibilizou do cargo de secretário para concorrer a vereador. Ficou um governo sem graça, sei lá. Não é a mesma coisa.
Transparência
E a prefeitura está comemorando que recebeu o selo ouro do Programa Nacional de Transparência Pública e é uma das três cidades de maior destaque neste sentido no estado. E pensar que, com toda essa transparência, nem o governo eleito de Hammes conseguiu acessar documentos que mostrem o buraco das contas públicas.
Contatos com a coluna:lespartisans@tribunadepetropolis.com.br