• Natal Imperial 2024 começa no dia 29 com programação reduzida

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/nov 08:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Arquivo/Prefeitura de Petrópolis

    A poucos dias do evento, a Prefeitura de Petrópolis divulgou parte da programação prevista para o Natal Imperial 2024. Reduzida devido a “falência orçamentária”, a festa será concentrada no Palácio de Cristal. O município promete uma Árvore de Natal de 25 metros de altura, a tradicional Casa do Papai Noel e uma decoração com luzes e elementos que remetem à data.

    A redução de uma das principais festas do calendário da cidade gerou críticas do trade turístico. Além disso, o setor também aponta para a falta de divulgação antecipada da programação da festa, como é feito em outras cidades. Até a última atualização, a Prefeitura prometia a publicação da programação completa em seu site, mas ainda não tinha feito.

    “O Natal Imperial é um evento que já se consolidou no calendário cultural e turístico da cidade, mas infelizmente a gestão pública não entende a importância de se organizar e planejar um evento dessa magnitude com antecedência”, lamentou a presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Raquel Neves.

    A última edição antes da pandemia, em 2019, atraiu cerca de meio milhão de visitantes e movimentou R$ 300 milhões na economia. À época, a festa foi dividida em “Vila Imperial”, na Praça da Liberdade, e “Casa do Papai Noel”, no Palácio de Cristal. As praças da Águia e Dom Pedro e a Rua do Imperador também tiveram atrações e o Padre Fábio de Melo abriu as comemorações com um show no Parque Municipal de Itaipava.

    Leia também: Trade turístico critica Natal Imperial com programação reduzida e falta de organização

    Com todo o potencial econômico da festa, a redução causa preocupações também ao comércio local. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis, Claudio Mohammad, o aumento do fluxo de visitantes impacta diretamente nas vendas.

    “Com uma programação menor, o impacto financeiro será sentido não apenas pelas lojas do Centro Histórico, mas também pelos negócios em todos os distritos que aguardam ansiosamente essa época. A CDL Petrópolis lamenta que o turismo, que se entrelaça com outros segmentos econômicos como comércio e prestadores de serviço, seja conduzido de forma amadora, considerando a importância para a economia da cidade”, afirmou Mohammad.

    A própria Prefeitura reconhece a importância do evento. “O Natal Imperial é uma tradição consolidada, que atrai turistas de diversas partes do Brasil e destaca Petrópolis como um dos destinos mais encantadores. Este evento não só encanta moradores e turistas, mas também impulsiona o turismo e fortalece a economia local,” afirmou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

    Programação deste ano

    Neste ano, a cerimônia de abertura, marcada para as 19h do dia 29, contará com apresentação do Coral de Petrópolis e orquestra, sob a regência do maestro Rodrigo d’Avila, que apresentarão a peça “Gloria”, de Antonio Vivaldi, com a participação do Coro Bienias e Prim. Ainda na mesma noite, a Caravana da Coca-Cola percorrerá as ruas da cidade, em um percurso de 20 quilômetros. A chegada à Praça da Liberdade está prevista para as 22h20. Confira o trajeto completo clicando aqui.

    O Palácio de Cristal será também um polo gastronômico, com 27 espaços dedicados a quiosques, food bikes e restaurantes. Além disso, o fim de semana de abertura contará com eventos especiais, como a 11ª edição da corrida Night Run, no sábado (30), às 21h, com largada na Praça Visconde de Mauá, e o 12º Festival de Bandas de Petrópolis, no domingo (1º), a partir das 10h, na Praça da Liberdade. Este último reunirá 13 bandas, incluindo a tradicional Banda Wolney Aguiar, que completa 67 anos de história.

    “Mesmo diante das dificuldades financeiras que temos enfrentado, não poderíamos deixar de realizar uma celebração tão significativa para Petrópolis como o Natal Imperial. A festa representa a valorização da nossa cultura e de nossas tradições. Com muito trabalho, conseguimos garantir que a cidade esteja pronta para receber tanto os moradores quanto os turistas, proporcionando uma experiência que certamente encantará a todos”, justificou o prefeito Rubens Bomtempo.

    Horário funcionamento Palácio de Cristal (Rua Alfredo Pachá, s/n)

    Natal Imperial

    De 29 de novembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025

    Segunda a quinta-feira: 12h às 22h

    Sexta e sábado: 10h às 23h

    Domingo: 10h às 22h

    Dias 24 e 31 de dezembro: 10h às 17h

    Dia 25 de dezembro e 1º de janeiro: 16h às 20h

    Últimas