A uma semana do Natal Imperial prefeitura não tem ainda programação
O Natal Imperial inicia na sexta-feira, e ontem, a prefeitura divulgou que está ultimando a decoração e barracas de comes e bebes no Palácio de Cristal. Mas a festa, reduzida e que termina em 05 de janeiro, ainda não tem a programação fechada, somente o espetáculo de abertura foi mencionado e outras atrações do final de semana. A prefeitura diz que ainda vai divulgar a programação em seu site. Tomara que seja antes de 25 de dezembro.
No escuro
O Natal Imperial não vai ter iluminação, segundo a prefeitura, por causa do ICMS (aquela jogada da gente ganhar a mais, porém que acabou saindo pela culatra e agora teremos de devolver). Aliás, tudo é culpa do ICMS.
Pergunta que não quer calar
Segundo a gestão Bomtempo, o atraso no pagamento de RPAs da Educação é culpa do ICMS, atraso no pagamento da empresa que coleta lixo é culpa do ICMS, atraso no pagamento do aluguel social é culpa do ICMS, o 13° salário do funcionalismo que subiu no telhado também é culpa do ICMS… Tudo é culpa do ICMS. Mas e antes do ICMS a mais, pagava as contas rotineiras, do dia a dia, com o que?
Entre a cruz e a espada
Vereador reeleito, Fred Procópio só não ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na gestão Hingo Hammes se não quiser. Problema é ele querer. Tá meio assim de desagradar Hammes, mas para ele, que pensa em ser deputado, mudar para o executivo pode não ser garantia de ter boa visibilidade em 2026.
Contagem I
Petrópolis está há 1 ano e 193 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contagem II
Faltam 39 dias para Petrópolis virar a página.
E os agentes de trânsito?
Os últimos dias têm sido sinistros na cidade. O que teve de acidente não está no gibi. E ainda rolou poste que caiu em cima do ônibus na Mosela; caminhão que ficou agarrado na Barão do Rio Branco e a árvore gigante que obstruiu a União e Indústria. Fora aqueles pontos de retenção que são de lei. E o que menos se viu foram agentes de trânsito nas ruas.
Fim de festa
O caos está instalado em várias áreas da prefeitura como educação, Inpas, salários dos servidores e por aí vai. Mas, o que dá “visibilidade” ao fim da gestão de forma trágica é o lixo nas ruas. Porque aí não tem como as pessoas não verem. Segundo um leitor da coluna é o clima (ruim) de final de festa.
Garantia
E falando em final de festa, cargos em comissão, estão pedindo exoneração mesmo antes da mudança do governo. Seria para garantir os haveres pelo tempo de trabalho ainda nesta gestão.
Sem conclusão
No ano passado, a prefeitura anunciou que iria construir mais uma creche, esta no bairro Castrioto, Rua Henrique Schmidt, ao custo de R$ 4,2 milhões. Na época, a gente já achou caro demais. Não se falou mais no assunto desde então e obras deste porte podem explicar a penúria das contas públicas…
Tudo represado
Sabe lá Deus porque, uma penca de atos administrativos estava represada à espera de publicação em Diário Oficial. Coisas até corriqueiras deixaram de ter publicidade. Agora está uma avalanche de publicações. Licitações homologadas em março e abril só agora estão com extratos sendo publicados em Diário Oficial
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br