• Mostra “Aquela outra língua”, de John Van Borsel, traz 55 esculturas à Fefafez e Parceiros, em Araras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes | Foto: Divulgação

    A arte como um idioma universal é o ponto de partida da exposição “Aquela outra língua”, do artista belga John Van Borsel, em cartaz no espaço Fefafez e Parceiros, em Araras, até o dia 25 de janeiro. Reunindo 55 esculturas feitas de madeira, cobre e gesso, a mostra evidencia as possibilidades ilimitadas da expressão artística e o fascínio pelo ser humano e suas questões existenciais. A visitação é gratuita.

    O título da exposição já reflete o olhar do artista sobre a arte como um idioma que dispensa palavras. Formado em linguística, Borsel explica que o conceito por trás das peças ultrapassa aspectos relacionados ao material e à técnica: “Esculturas têm um caráter universal. O material, as formas, as cores e os contextos falam por si. ‘Aquela outra língua’ é essa linguagem que qualquer pessoa, de qualquer lugar ou país, consegue compreender.”

    O processo criativo de Borsel é tão variado quanto as próprias esculturas. Assim, a mostra combina esculturas inéditas com peças anteriormente exibidas, apresentando ao público a diversidade de formas, texturas e significados que caracterizam a obra do belga. “Às vezes, a ideia surge quase pronta; outras, ela vai crescendo enquanto trabalho na peça. Há momentos em que o material guia o processo. Já os títulos, podem surgir antes, durante ou ao fim da criação”, explica.

    Questionado sobre o que mais o encanta na arte de esculpir, o artista belga comenta sobre a liberdade que sente durante o processo. “Ninguém diz o que você precisa fazer, como deve ser ou quando estará pronto. A arte permite falar sobre o ser humano, seu mundo e as perguntas fundamentais da vida sem limitações”, reflete.

    John Van Borsel também comenta sua relação com a cidade de Petrópolis, que lhe remete à sua cidade natal, Brugge, na Bélgica. “Petrópolis tem essa característica de cidade pequena, com prédios bonitos, muita história e cultura. A natureza daqui também é algo que me encanta muito”, finaliza o artista, que atualmente reside em Araras.

    Foto: Divulgação

    A exposição está aberta ao público de quinta a domingo, das 10h às 18h, no espaço Fefafez e Parceiros, localizado na Estrada Bernardo Coutinho, 1655, em Araras.

    Para saber mais sobre o trabalho do artista, acesse o perfil no Instagram: @john.van.borsel

    Serviço – “Aquela outra língua”, de John Van Borsel

    Fefafez e Parceiros (Estrada Bernardo Coutinho, 1655 – Araras)

    Visitação: quinta a domingo, das 10h às 18h

    Entrada gratuita

    Últimas