Com enfoque na saúde masculina integral, a iniciativa contou com rodas de conversa e testes rápidos
Em celebração ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP promoveu a ação “Se cuida, homem”, na última segunda-feira (11). A iniciativa foi além da temática do câncer de próstata e foram abordadas as diversas necessidades e demandas da saúde masculina.
“A ação foi organizada pelos alunos do curso de graduação em Enfermagem da UNIFASE, e a ideia esse ano foi, não só convidar os homens que trabalham aqui no AMBE, mas também trazer os homens que trabalham ou moram no entorno do Ambulatório Escola, e para isso foi feita uma ação convidando todos da região. Com essa iniciativa, nós abordamos várias questões relacionadas à saúde do homem, como o câncer de próstata, de pênis e de mama”, ressaltou Lívia Firmino, professora de Enfermagem da UNIFASE do módulo de Saúde do Adulto e do Idoso.
Em uma parceria com o curso de Psicologia da UNIFASE, foram realizadas duas rodas de conversa, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que os homens pudessem falar sobre suas dificuldades em cuidar da própria saúde. Durante os encontros, foi enfatizado que os cuidados com a saúde do homem vão muito além do câncer de próstata e que temas como saúde mental, depressão e estresse também merecem atenção.
“A ideia da nossa roda de conversa não foi trazer uma palestra, e sim uma interação, uma construção de conhecimento a partir das experiências e vivências dos participantes. Na roda de conversa a gente traz o que é importante para o outro, e às vezes a experiência de uma pessoa, pode ser a de outra também, e aí quando a gente divide isso, podemos pensar juntos. Sendo assim, nós podemos proporcionar um espaço acolhedor e seguro, onde cada um pode falar sobre suas vivências e pensar saúde por outros prismas”, destacou Rafael Welington Moreira Botelho, preceptor de Psicologia do Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP.
Além das rodas de conversa, os alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos também participaram do evento realizando atendimentos de saúde preventiva, com a aplicação de testes rápidos para diagnóstico de ISTs, aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Essa abordagem prática permitiu que os participantes tivessem acesso imediato a informações sobre seu estado de saúde e pudessem iniciar o acompanhamento médico, caso necessário. A questão do planejamento familiar também foi abordada no evento, com destaque para a vasectomia, um tema muitas vezes cercado de mitos e desinformação.
Sobre o Câncer de Próstata no Brasil
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer no Brasil.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.
A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.