• Embaixadora da Polônia no Brasil visita Petrópolis e fala sobre investimentos culturais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/09/2019 12:28

    A embaixadora em exercício da Polônia no Brasil, Marta Olkowska, encarregada de negócios da República da Polônia, visitou Petrópolis, ontem, a convite do deputado federal, Daniel Silveira, presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Polônia. O objetivo da visita é tornar possível investimentos da Polônia e de poloneses na cidade na área cultural e econômica. “Queremos conhecer a cidade, ver seu potencial e a partir daí discutir as possíveis parcerias. Vejo Petrópolis como uma boa opção devido a sua história”, afirmou Marta Olkowska.

    Marta Olkowska e o deputado, Daniel Silveira visitaram a Tribuna de Petrópolis, onde foram recebidos pelo diretor Francisco de Orleans e Bragança. Durante o encontro, a representante da Polônia falou sobre seu amor pelo Brasil e ficou interessada na história do Imperador Dom Pedro II. 

    Leia também: Mobilidade urbana: falta de investimentos atrasa viagens e prejudica usuários do transporte público

    O deputado Daniel Silveira contou que o contato com a representante da Polônia aconteceu quando assumiu a presidência do Grupo Parlamentar Brasil/Polônia e viu a possibilidade de trazer para Petrópolis novos investimentos. “Acredito que podemos fazer esta parceria e com isso trazer negócios que sejam importantes para a cidade em várias áreas”, comentou o deputado. 

    Marta Olkowska disse que vem trabalhando para que a Embaixada amplie sua atuação fora do eixo Brasília/Rio/São Paulo. Por isso, vem realizando alguns projetos na região do Amazonas, propriamente em Manaus, onde promoveram um concerto. “Na área cultural temos muito para oferecer e recebemos inúmeros pedidos de artistas que querem vir se apresentar no Brasil”, comentou ela, explicando que as parcerias facilitam estes intercâmbios culturais. 

    Marta Olkowska falou ainda sobre a mudança de governo no Brasil, que na sua opinião a troca fortaleceu o país, principalmente por causa da abertura do país ao fazer o acordo de livre comércio com a Europa. “Durante o processo eleitoral havia muito medo que o país continuasse fechado, mas isto não existe mais e o livre comércio vai ajudar a todos”, comentou, citando como exemplo o acordo entre o Brasil e a Polônia para o fim da bitributação. “Em menos de um ano resolvemos um problema que vínhamos discutindo há duas décadas. Esta decisão vai ajudar os dois lados”, frisou. 

    Durante todo o dia, Marta Olkowska, acompanhada do deputado Daniel Silveira, se reuniu com universidades da cidade e com o prefeito Bernardo Rossi. Segundo ela, estes encontros tem como objetivo saber sobre parcerias internacionais existentes e ver o que pode ser feito. Ela garantiu que o objetivo é investir em Petrópolis, mas para isto é preciso conhecer a realidade, necessidades e possíveis parcerias. 

    Últimas