• Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o verão 2024/2025

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/nov 17:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/PMP

    Nessa segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência para o Verão 2024/2025, com foco na resposta e na preparação do município para as fortes chuvas. O plano é atualizado anualmente e define as responsabilidades específicas de cada órgão envolvido, além de destacar os avanços na prevenção de desastres. 

    Com o apoio de 52 órgãos, o objetivo do plano é coordenar esforços para enfrentar eventos típicos do período, como deslizamentos, inundações, queda de blocos rochosos, alagamentos, ventos fortes e tempestades.

    “Nosso objetivo é reduzir os riscos e garantir que a população esteja informada e pronta para enfrentar qualquer eventualidade. A participação da comunidade é fundamental”, disse o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Werner.

    Ações

    Dentre as inovações destacadas estão o lançamento do “Defesa Civil Alerta”, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras de telefonia do país. O sistema envia um alerta à população em situações de emergência, como eventos hidrometeorológicos severos, que incluem chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra. 

    Em agosto, Petrópolis foi um dos 11 municípios brasileiros que participaram do teste realizado pela Defesa Civil Nacional. Na ocasião, foi emitido um sinal sonoro semelhante ao de uma sirene durante 10 segundos, com uma mensagem aparecendo na tela do aparelho celular. 

    Ainda durante a apresentação do plano, o secretário também destacou o aumento da equipe técnica com a contratação de meteorologista e hidróloga; a instalação de câmeras de monitoramento dos rios; e a previsão da aquisição de um radar meteorológico para o município.

    Leia Também: Inea e MPRJ formalizam Termo de Compromisso para instalação de radares meteorológicos na Região Serrana

    A Defesa Civil reforça ainda a importância da colaboração da população. Em casos de chuvas intensas, ao toque das sirenes de alerta, moradores em áreas de risco devem se dirigir imediatamente ao ponto de apoio mais próximo. “A segurança de todos depende da nossa colaboração e atenção às orientações. Não hesitem em buscar abrigo seguro ao sinal de alerta”, alertou a diretora técnica da Defesa Civil, Eduarda Conde.

    Apresentação do plano

    O Plano de Contingência será oficialmente apresentado durante a “Semana Municipal de Redução de Risco de Desastre”, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de novembro, com palestras, mesas temáticas e uma simulação de evacuação. Ainda segundo o município, o documento completo estará disponível no site da Prefeitura, a partir desta terça-feira (05).

    Últimas