• Região do Bonfim recebe workshop gratuito sobre cannabis medicinal neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Esse é o segundo evento gratuito organizado pelo Petrópolis Hemp, que busca fortalecer a cena local e promover discussões responsáveis sobre o tema

    Por Aghata Paredes | Foto: Talita Paixão

    Neste domingo (03), às 14h, a região do Bonfim receberá um evento inédito sobre o cultivo medicinal da cannabis. Com início às 14h no Auá Hostel, o workshop gratuito será conduzido pela engenheira florestal Illa Proença, especialista em cultivo e extração de óleo medicinal. O evento é uma realização do projeto Petrópolis Hemp, fundado por Eduardo Coutinho, que visa ampliar o acesso a informações sobre cannabis medicinal e trazer ao debate os desafios enfrentados por aqueles que dependem desse tratamento no Brasil.

    O aumento na demanda por cannabis medicinal no país tem sido significativo nos últimos anos, impulsionado pela busca de pacientes por alternativas de tratamento. Em 2018, o STJ registrou apenas dois pedidos de habeas corpus para cultivo doméstico. Até maio deste ano, no entanto, esse número já havia saltado para 82 – um aumento de mais de 4.000%. Embora a Anvisa permita, desde 2015, a importação de produtos derivados da planta, como óleos e pomadas, o custo elevado de alguns desses produtos ainda representa um obstáculo para muitos pacientes.

    Além de instruir o público sobre os aspectos terapêuticos da planta, o workshop contará com uma roda de conversa sobre o impacto econômico da criminalização da cannabis. “A ideia do projeto Petrópolis Hemp nasceu ao ver o momento de transição legislativa que o Brasil vive”, explica Eduardo. “Estamos falando de uma planta que pode transformar vidas, mas que ainda está envolta por desinformação. Nosso objetivo é trazer esse conhecimento de forma gratuita e acessível para a população.”

    Leia também: Saiba mais sobre a cannabis medicinal; tema foi debatido em audiência pública na Câmara Municipal

    Illa Proença, que se dedica ao estudo e cultivo de cannabis há alguns anos, destaca a importância de saber sobre as alternativas aos altos custos dos tratamentos convencionais. “Hoje, quem precisa do óleo de cannabis acaba pagando caro, seja comprando em farmácias ou importando, o que coloca uma barreira enorme para muitos pacientes. O autocultivo surge como uma alternativa mais viável para garantir o acesso e democratizar o uso medicinal da planta”, pontua.

    Durante o workshop, Illa irá abordar desde os passos iniciais de cultivo, como escolha de sementes e substratos, até o processo de colheita da flor, orientando os participantes sobre como iniciar seu próprio cultivo medicinal em casa. “O cultivo consciente garante que as plantas sejam cultivadas de forma segura, maximizando seus benefícios terapêuticos”, ressalta a facilitadora.

    Além do aprendizado prático, Eduardo explica que o conhecimento sobre o sistema endocanabinoide – um dos pilares do uso medicinal da planta – também será abordado. Segundo ele, entender como os canabinoides interagem com o corpo humano é essencial para o uso consciente e responsável. “As pessoas, ao aprenderem sobre o sistema endocanabinoide, podem entender o motivo de a cannabis funcionar para muitas condições de saúde. Isso empodera o paciente e permite um uso mais consciente, longe de estigmas e preconceitos.”

    Para Illa, a cannabis é uma planta que oferece alívio para diversas condições, como dor crônica e ansiedade. “Muitos pacientes veem sua qualidade de vida melhorar quando fazem o uso da cannabis, mas é preciso informar e mostrar como ela pode ser cultivada com segurança. O autocultivo também é uma forma de resistência, uma ação que nos aproxima de uma política pública mais justa”, explica.

    Esse é o segundo evento gratuito organizado pelo Petrópolis Hemp, que busca fortalecer a cena local e promover discussões responsáveis sobre o tema. O workshop é destinado a maiores de idade e, portanto, exige apresentação de documento com foto. 

    Próximos eventos sobre o tema

    Além do workshop deste domingo, o projeto Petrópolis Hemp já tem outros compromissos marcados até o final deste ano. Em novembro, Eduardo Coutinho participará da Expo Cannabis, um evento de grande porte que reúne profissionais e interessados no setor. No dia 29, ele estará também no Simpósio de Direito Canábico, promovido pela Comissão de Direito de Acesso à Cannabis Medicinal da OAB de Petrópolis, onde irá compor uma mesa de debates sobre o tema. O simpósio acontecerá na sala mestra da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

    Leia também: Especialista explica como cannabis medicinal pode auxiliar na saúde feminina 

    Serviço – Workshop sobre Cannabis Medicinal com Illa Proença 

    Data: 3 de novembro, domingo, às 14h

    Local: Auá Hostel (Estrada do Bonfim, 3048 – Corrêas)

    Gratuito, com contribuição voluntária

    Mais informações: @auahostel

    Últimas