Bomtempo quer deixar a casa “arrumada”
A cada dia fica mais evidente que, ao contrário de transições anteriores, Bomtempo não quer deixar a casa bagunçada. Foi um erro (talvez não tenha mesmo sido possível evitar) em 2016 ter entregado a prefeitura a Bernardo Rossi com a coleta de lixo paralisada desde antes do Natal, dívida de R$ 13 milhões com o Santa Teresa e abastecimento de medicamentos comprometido nas unidades de saúde, entre outros perrengues que a gestão seguinte teve que contornar.
Se garantindo
Os tempos são outros, a cobrança também. O início da gestão Rossi, mesmo sem uma auditoria independente, foi sagaz ao mostrar como encontrou a administração. Isso não impediu que Bomtempo tivesse sido eleito deputado estadual suplente nem que tivesse conquistado o mandato de prefeito em 2020. Porém, seu desempenho nesta última gestão lhe garantiu 65% de rejeição, de acordo com pesquisas eleitorais divulgadas neste pleito. Ele entendeu que qualquer movimento que possa aumentar essa rejeição pode significar um enterro político.
Mostrando serviço
Tanto que ele faz todos os dias algum anúncio sobre um programa ou serviço. Garantiu convênio com o Santa Teresa por mais seis meses, tentou nos dar uma volt… ops, quer dizer, tentou uma solução para o ICMS, e tenta pegar carona no radar banda X… e por aí vai. O único senão foi a declaração, em coletiva de imprensa, de que, com a questão do ICMS, atraso de salário pode ser “compreensível”. Ou ele depois vai quitar tudo e posar de herói ou… Dá um arrepio no servidor público só de pensar.
Faxinão
Mesmo com uma casa teoricamente arrumada, o novo inquilino, no entanto, para se resguardar, vai precisar fazer um faxinão. Hingo Hammes já prometeu abrir a “caixa preta”. Ele, inclusive, nos deve uma auditoria externa no Sehac, que anunciou na sua gestão interina e que não rolou.
Cartão renovado
O Cartão Imperial (ou Cesta Cheia ou seja lá qual for o nome, porque muda toda hora) está garantido nesta virada de governo. Em setembro – só tornado público agora – o governo renovou o contrato de repasses de recursos diretos ao morador de baixa renda, em torno de R$ 6 milhões, válido por mais 12 meses.
Disputa acirrada
Depois da eleição no primeiro turno, a CPTrans ficou vazia, vazia. Tá dando até eco no prédio. Isso porque os cargos em comissão deixaram de aparecer, e na labuta ficaram só os concursados. Porém, nos últimos dias, o pessoal começou a alvoroçar. Thiago Damaceno, ex-presidente da empresa, eleito vereador, quando assumir pode ocupar apenas nove cargos de sua nomeação no legislativo. E o pessoal que concorre às vagas está se movimentando para estar na lista, até entregando os mal feitos dos colegas…
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 171 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Só na promessa
No final de dezembro de 2022, Bomtempo fez uma reunião com empresários do setor e anunciou a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ficou só no papo mesmo.
Não custa avisar
Longe de nós colocar pilha, mas caso os novos vereadores não saibam e os reeleitos finjam não saber, podem existir até três Comissões Parlamentares de Inquérito simultaneamente no legislativo petropolitano.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br