• Museu Imperial realizará nova edição do “Fale-me de Petrópolis” nesta semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/out 10:28
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Arquivo

    Nesta quinta-feira (31), o Museu Imperial vai promover mais uma edição do “Fale-me de Petrópolis”, com o tema “O escritor Fernando Py e a cidade de Petrópolis”. O evento será realizado na Biblioteca do Museu Imperial, às 14h30, e será gratuito e aberto ao público.

    A convidada Maria Celina Soares de Mello Silva abordará a vida e a obra do poeta, tradutor e crítico literário Fernando Py, explorando sua profunda conexão com Petrópolis através de seu acervo pessoal. Residente na cidade durante grande parte de sua vida, Fernando Py deixou um legado literário que inclui uma vasta biblioteca, correspondências com escritores renomados e obras raras.

    Reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente, Fernando Py foi membro ativo das academias de Letras e de Poesia de Petrópolis, além de ter recebido diversas homenagens, como o título de “Cidadão Petropolitano”. Sua contribuição para a literatura e a cultura da cidade será o tema central deste encontro especial.

    Sobre a convidada

    Maria Celina Soares de Mello Silva é arquivista e historiadora, com graduação em Arquivologia pela UFF, especialização em Documentação e Informação pelo convênio IBICT/UFRJ, mestrado em Memória Social e Documento pela UNIRIO e doutorado em História Social pela USP. Atualmente, ela organiza o arquivo pessoal de Fernando Py para o Instituto Moreira Salles e é docente no Mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do MAST.

    O evento

    O nome “Fale-me de Petrópolis” surgiu em homenagem a uma frase do imperador Dom Pedro II que, durante o período de exílio, enviava cartas aos amigos e pedia notícias sobre a cidade que tanto amava. O encontro acontece mensalmente, recebendo pessoas que, ao longo de um bate-papo, resgatam memórias da cidade, propondo uma conversa centrada em temas relacionados à história e ao passado de Petrópolis.

    Últimas