• Chefs preparam prato especial na Praça Dom Pedro, nesta terça, no Petrópolis Gourmet

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/out 15:17
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Arquivo

    O cheiro irresistível de um bom prato preparado ao ar livre vai tomar conta do Centro Histórico de Petrópolis nesta terça (29). A partir das 11h, a Praça Dom Pedro será palco de uma das atrações mais deliciosas e solidárias do Petrópolis Gourmet: o “Chefs na Praça”. Reunindo mais de 20 talentosos chefs, o evento oferece ao público a oportunidade de acompanhar a confecção de um prato especial enquanto desfruta da culinária diretamente das mãos dos experts, uma das atrações mais esperadas na programação do Petrópolis Gourmet, este ano em sua 24ª edição, tendo como tema “Sinfonia de Sabores”. Idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o festival homenageia músicos de destaque e sua ligação com a cidade.

    Este ano, o prato da vez é um arroz caldoso com costela, preparado com ingredientes frescos e muito talento. A refeição será vendida por um valor simbólico de R$ 10, e toda a renda arrecadada será revertida para instituições beneficentes da cidade, como a Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe), o Lar Dom Inácio de Loyola e o Grupo de Comunicação Espiritual (GCE).

    “Além de ser uma experiência gastronômica única, o Chefs na Praça é uma oportunidade de transformar sabores em solidariedade. Cada prato vendido vai contribuir diretamente com instituições que desempenham um papel importante na nossa comunidade”, ressalta Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB).

    O evento, que já se tornou uma tradição no calendário do Petrópolis Gourmet, é visto como um verdadeiro “aquecimento” para o festival, que ocorre de 08 a 24 de novembro. “O Chefs na Praça é uma forma leve e descontraída de abrir os trabalhos, chamando o público para o que vem por aí. É um momento de integração entre os chefs, a comunidade e os turistas, em um ambiente democrático, onde todos podem apreciar a alta gastronomia por um valor acessível”, destaca Múcio Maffaciolli, diretor de gastronomia do PC&VB e organizador da ação.

    O arroz caldoso, escolhido para ser servido ao público, é de origem espanhola. Sua versão com costela é uma homenagem à Paula Labaki, curadora gastronômica do Petrópolis Gourmet deste ano. “Arroz é sempre uma composição que agrada a todos os paladares e a costela tem forte apelo e nos remete ao Sul do país, ao fogo de chão, também uma praia em que a chef curadora nada de braçada, uma referência no Brasil nesta arte da gastronomia”, afirma Múcio Maffaciolli.

    A programação do Petrópolis Gourmet, que vai até o dia 24 de novembro, está disponível no site do evento.

    Últimas