• Governo do Estado lança os projetos Disque Idoso e Patrulha 60+

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • As iniciativas buscam responder ao aumento de 14% nas denúncias de violência contra idosos registradas no país no primeiro semestre de 2024

    25/out 10:13
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Marlon Falcão

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, na última quarta-feira (23), os projetos Disque Idoso 165 e Patrulha 60+, voltados ao atendimento à população idosa. As iniciativas, lideradas pela Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e pela Polícia Militar, foram apresentadas em cerimônia no Palácio Guanabara, com o objetivo de ampliar a rede de apoio e atenção aos idosos no estado.

    “As iniciativas apresentadas hoje têm como fundamento promover o bem-estar e a qualidade de vida da melhor idade. Deste modo, fortalecemos o nosso objetivo de atendimento multidisciplinar e garantimos os direitos dos 60+”, ressalta o governador Cláudio Castro.

    O Disque Idoso 165 é um canal de atendimento exclusivo para idosos, disponível 24 horas e acessível por telefone e aplicativo. A plataforma atende demandas como denúncias de violência, orientação sobre serviços de saúde e apoio jurídico.

    Após o primeiro contato, o idoso ou pessoa próxima será acompanhado de forma remota para verificar se a solicitação foi resolvida, conforme a orientação dada pelo profissional, ou se precisa de mais algum auxílio. Em caso de necessidade, o aplicativo possui um botão de pânico que aciona diretamente a Polícia Militar.

    Integração com a PM

    O sistema também está integrado com o 190 da Polícia Militar, e o atendimento telefônico tem linha direta com a central para situações de violência. Quando a ligação for para o 190 e não se tratar de um caso de violência, os policiais encaminharão a chamada para o 165.

    No aplicativo, além do botão de pânico e do chat para falar com um dos atendentes, o usuário pode solicitar a inclusão de compromissos, como consultas médicas, na agenda da interface, gerando lembretes para que o idoso não esqueça. A ferramenta também mostra, a partir da localização exata do usuário, o melhor caminho para chegar à consulta ou ao compromisso marcado.

    Ao acessar o aplicativo, disponível apenas para pessoas com 60 anos ou mais, o usuário pode cadastrar sua rede de proteção, como família, cuidador e amigos, para que sejam acionados via SMS ou WhatsApp em casos de emergência.

    Patrulha da Pessoa Idosa 60+

    A Patrulha da Pessoa Idosa 60+, por sua vez, é voltada para o atendimento a idosos em situação de violência e começará a operar inicialmente em Niterói e nos bairros de Copacabana e Leme, áreas com alta concentração de pessoas idosas. Com uma equipe composta por 20 policiais capacitados para atendimento especializado, a patrulha realizará visitas periódicas e acompanhará casos de violência doméstica e outras emergências.

    Os policiais também atuarão no monitoramento de medidas protetivas de urgência concedidas pela Justiça. Em caso de necessidade, a pessoa idosa poderá acionar diretamente a equipe pelo número (21) 99182-2072.

    Para atender às necessidades de proteção desse público, que tem enfrentado um aumento nas denúncias de violência, negligência e abuso, a Patrulha 60+ surge como um esforço adicional de prevenção e acompanhamento. Dados do primeiro semestre de 2024 mostram um aumento de 14% nas denúncias de violência contra idosos no Brasil em comparação ao ano anterior. Entre os casos registrados, 54,7% dos agressores são familiares, o que indica a complexidade dos cenários de violência doméstica que a patrulha pretende abordar.

    Lançamento da “Patrulha da Pessoa Idosa 60+: Retribuindo e Protegendo”.
    Foto: Rogério Santana.

    Últimas