• Inmet anuncia nova frente fria: rajadas de vento devem ultrapassar os 78 km/h

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2019 10:30

    Os petropolitanos precisarão novamente do agasalho e do guarda-chuva nesta terça. Isso porque a chegada de uma nova frente fria – que desde esta segunda (19) atravessa a região do Estado do Rio – vai derrubar as temperaturas pelos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as rajadas de ventos que podem ultrapassar 78 km/h na Região Serrana, e as temperaturas médias deverão variar entre 7ºC e 19ºC. A chuva também chega com tudo, e deve permanecer constante até a próxima quinta-feira. Esta mudança repentina no tempo, característica da serra, propicia inúmeras doenças respiratórias e faz diversos tipos de alergia se manifestarem de maneira intensa.

    Leia também: Homem é preso com aparelhos eletrônicos furtados de casa incendiada em Itaipava

    Depois de um domingo de sol, os meteorologistas apontam que deve haver chuva fraca e moderada em pontos isolados da cidade desde o início da manhã. Da madrugada em diante, há previsão de ventos moderados e fortes. O Inmet informou nesta segunda-feira (19) que a chegada da frente fria vai provocar o aumento da umidade, o que causa um acúmulo de nuvens aumento da força dos ventos – o que ocasiona na queda da sensação térmica. “A atuação desta frente fria no oceano deixará o tempo instável em todo o Estado do Rio, e há previsão de chuva fraca a moderada em pontos isolados a qualquer momento, com ventos moderados e temperaturas amenas. Nossos indicadores mostram que o tempo deve voltar a se firmar a partir da próxima quinta”, relatou a climatologista do Inmet, Viviane Nonato.

    Neste último mês de inverno, uma grande onda de frentes frias têm se apresentado na região Sudeste: no começo da última semana, uma outra frente fria fez com que a temperatura despencasse nas cidades da região Serrana. Na ocasião, a previsão era de que aquela seria a última “onda de frio” intenso. Os petropolitanos têm sido praticamente obrigados a desencostarem os casacos do armário, já que o município chegou a registrar temperaturas de 4ºC no mês passado – recorde de frio no Estado do Rio. A dica é que a população se mantenha agasalhada durante todo o período, mesmo dentro de casa, já que a exposição à friagem excessiva pode causar gripes, resfriados e problemas respiratórios, além de propiciar ataques alérgicos. Além dos casacos, os gorros, as luvas e os cachecóis também são excelentes acessórios para se proteger das baixas temperaturas.

    Últimas