Segundo turno: quem vai apoiar quem e quem vai dispensar apoio?
E temos o placar dos que não passaram para o segundo turno: Rubens Bomtempo (27.158 votos), Blog (19.496) e Dr. Santoro (4.193). E eis a questão para Hingo Hammes, com 78.734 votos, e Yuri Moura, com 28.001: é vantagem receber apoio de algum dos três outros concorrentes? Bomtempo jamais anunciaria apoio a Hammes, e Yuri também deve dispensá-lo. Santoro não declarou apoio a Hingo, mas recomendou que seus eleitores não votem em Yuri. Já Blog e Leandro Azevedo têm uma quantidade boa de eleitores; porém, sem chances de apoiarem Yuri por questões de alinhamento ideológico. De qualquer forma, apoiar Hingo, caso ele seja eleito, poderia significar algum espaço no governo para eles e o Republicanos. Ruim é se Hingo não quiser… E querer, querer, não deve, mas… O mais provável é Hingo e Yuri caminharem sozinhos. Até sexta a gente confere!
Isolado
O apoio mais valioso, numericamente falando, seria o de Bomtempo, terceiro colocado com 27 mil votos. Teoricamente. Dono de uma rejeição de 60%, de acordo com as pesquisas eleitorais, Bomtempo virou um dedo podre neste segundo turno. Isolado na eleição, o desafio de Bomtempo é recuperar o fôlego para sobreviver politicamente nos próximos anos.
Vida que segue
Segunda e ontem foram dias de candidatos a vereador trocarem suas imagens de perfil nas redes sociais. Os que perderam, mas são firmes, colocaram a foto do candidato a prefeito que foi para o segundo turno. Os que ficaram chateados optaram por suas próprias fotos.
Acabou a bagunça
Ramon Mello foi mais radical: pelo menos ontem, sua página no Instagram estava fora do ar.
2025 tá na porta
Que segundo turno, que nada. O pessoal já faz planos para os titulares das secretarias. Decisões políticas e estratégicas. Pinçando alguns nomes, abrem-se as vagas para suplentes assumirem cadeiras no legislativo.
Simpósio
Acontece sexta, das 8h às 19h, na Unifase, o 1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis. Serão apresentados os resultados do primeiro ciclo do projeto de pesquisa “Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis”. Coordenado pelo professor e pesquisador Gustavo Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (Ippur/UFRJ), o projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Philippe Guédon de Gestão Participativa (IPG), de Petrópolis, responsável pela sua submissão à FAPERJ, financiadora. A programação do simpósio inclui mesas de debate, painéis expositivos e intervenções artísticas.
Ele já sabia
Rubens Bomtempo não pode dizer que não sabia o resultado que teria nas urnas neste domingo. Em muitas comunidades onde esteve, principalmente nos últimos dias, foi recebido de forma descortês pelos moradores. Muitos vídeos circularam pelas redes sociais com as vaias e enfrentamento das comunidades.
Mas, gente…
O líder comunitário Marcelo Cabelinho gravou um vídeo simulando estar muito triste com a derrota de Bomtempo. Gravou na porta do cemitério, enxugando as lágrimas como se tivesse perdido um parente querido. Ô, maldade!
Pires na mão
Quem tem dinheiro a receber da prefeitura anda meio desesperado e teme não ter os recursos até dezembro, considerando o resultado das eleições deste domingo. A prefeitura diz que a vida segue normal.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 149 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Na pista
E vamos ser justos: quem estava na ativa ontem, mesmo com o resultado negativo nas urnas, era Domingos Protetor. Não foi reeleito vereador, sacudiu a poeira e participou do resgate junto com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), no Siméria.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br