• Petrópolis fica atrás de cidades vizinhas em índice da educação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/out 18:25
    Por Wellington Daniel | Foto: Arquivo

    Municípios da região superaram Petrópolis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Enquanto a educação básica de cidades como Areal, Nova Friburgo e Paty do Alferes se destaca, Petrópolis enfrenta dificuldades, ocupando o 37º lugar nos primeiros anos do Ensino Fundamental e o 32º nos anos finais.

    Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Petrópolis ficou atrás dessas cidades por uma diferença de 0,3 ponto. Areal, Nova Friburgo e Paty do Alferes alcançaram a nota 6, enquanto Petrópolis obteve 5,7. Outras cidades da região, como Três Rios, com 5,9, e São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis, ambas com 5,8, também superaram a Cidade Imperial.

    Leia também: Candidatos a prefeito comentam resultados abaixo da meta da educação municipal no Ideb

    O desempenho de Petrópolis ficou ainda mais distante da primeira colocada do estado, Miracema, que registrou impressionantes 7,9 pontos no Ideb, marcando uma diferença de 2,2 pontos.

    Anos finais do Ensino Fundamental

    Nos anos finais (6º ao 9º ano), Petrópolis também não conseguiu acompanhar o ritmo de cidades vizinhas. Paty do Alferes, por exemplo, superou a Cidade Imperial por 0,4 ponto, atingindo a nota 5,2 — a mesma obtida pela capital, Rio de Janeiro. Já Miguel Pereira empatou com Petrópolis, ambas com nota 4,8.

    Leia também: Petrópolis fica sem atingir as metas da educação básica em 2023

    As líderes do ranking estadual nos anos finais foram Comendador Levy Gasparian e Itaocara, que alcançaram 5,8 pontos, um ponto à frente de Petrópolis.

    Leia também: Escola Municipal Germano Valente fica mais de três pontos abaixo da meta

    Últimas