• “Assexybilidade” chega à Piccola Arena com exposição e exibição de filme sobre sexualidade e deficiência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

    O premiado documentário “Assexybilidade”, dirigido por Daniel Gonçalves, será exibido pela primeira vez em Petrópolis neste sábado (05), às 18h, no Teatro de Arena da Piccola Arena. O filme, que estreou nos cinemas brasileiros em setembro, aborda a sexualidade de pessoas com deficiência, desafiando preconceitos e tabus sobre o tema. Além da exibição, uma exposição fotográfica com o mesmo tema será inaugurada às 14h na Galeria Um. A mostra ficará em cartaz até 1º de dezembro. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

    A frase de abertura do documentário, dita por Giovanni, um dos personagens, já adianta o tom do filme: “Com certeza já tiveram algumas pessoas que ficaram comigo por curiosidade, por quererem experimentar algo diferente.” A partir desse ponto, “Assexybilidade” explora as diversas formas como pessoas com deficiência vivenciam a sexualidade e os desafios que enfrentam.

    Foto: Divulgação

    Leia também: Com entrada gratuita e pipoca liberada, Piccolo Cine promete fortalecimento da cultura e do cinema no Rocio

    Com uma abordagem direta e sensível, o diretor Daniel Gonçalves – que tem uma deficiência motora – também reflete sua própria vivência ao longo do filme. “O sexo para pessoas com deficiência não é inexistente, muito pelo contrário. Por isso o documentário é tão importante, para levantar o debate e mostrar que somos como qualquer outra pessoa”, afirma Gonçalves.

    A exibição será acompanhada por uma exposição fotográfica, que também traz à tona o tema da sexualidade na deficiência. A mostra inclui 35 imagens inéditas e um vídeo com cortes das entrevistas realizadas para o documentário. A exposição passou pelo Rio de Janeiro e agora chega a Petrópolis.

    A Piccola Arena se preparou para receber o público com total acessibilidade. Recentemente, foi instalado um banheiro adaptado e, de acordo com a curadora Jeanne Duarte, esse foi apenas o começo de um projeto maior. “Estamos investindo em uma consultoria completa de acessibilidade para a casa”, ressalta. Tanto a Galeria Um quanto o Teatro de Arena são acessíveis para cadeirantes, garantindo que todos possam desfrutar do evento.

    Sobre o documentário

    “Assexybilidade” já percorreu diversos festivais internacionais e foi amplamente premiado. Entre os destaques, o filme ganhou o prêmio de Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio e o Grande Prêmio do Júri de Melhor Longa-Metragem Documentário no NewFest, em Nova York. Também foi exibido em eventos como o OutFest Los Angeles, Mix Brasil, e festivais em países como Noruega, Bélgica, Itália, e EUA.

    Com quase uma hora e meia de duração, o documentário apresenta 15 personagens cujas histórias revelam experiências de preconceito, capacitismo, curiosidade alheia e autoconhecimento. Essas narrativas lançam luz sobre a luta diária dessas pessoas por aceitação e igualdade.

    Serviço – Exibição do filme “Assexybilidade”

    Quando: 5 de outubro, sábado, às 18h (duração: 1h30)

    Mostra fotográfica: de 5 de outubro a 1º de dezembro, sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h

    Onde: Piccola Arena – Estrada do Rocio 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora-Rio, mais 2 km asfaltados)

    Entrada gratuita

    A exibição contará com recursos de acessibilidade, como legendas descritivas, Libras e audiodescrição. Para utilizar esses serviços, basta baixar o aplicativo MovieReading no celular e selecionar o filme “Assexybilidade”.

    Últimas