Três Rios é a Capital Nacional do Incentivo às Micro e Pequenas Empresas
Mais de mil empresas foram abertas nos oito primeiros meses de 2024
O município de Três Rios recebeu, neste ano, o título de Capital Nacional do Incentivo às Micro e Pequenas Empresas, através da Lei 14.907/2024. Segundo o Mapa das Empresas, do Governo Federal, a cidade registrou, de janeiro a agosto de 2024, a abertura de 1.099 empreendimentos. Ao todo, são 9.016 empresas ativas no município.
A lei aprovada e sancionada neste ano teve origem no Projeto de Lei 1434/19, do ex-deputado Vinicius Farah, e foi relatada pela deputada Laura Carneiro, na Comissão de Constituição e Justiça. No Senado, o texto foi aprovado sob relatoria do senador Romário.
Segundo o parlamentar, o município de Três Rios possui um esforço contínuo para se criar um ambiente favorável para o crescimento e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Entre as ações adotadas, estão a redução significativa de impostos, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), além de medidas de desburocratização e apoio às compras públicas.
Do total de empresas abertas, 36 são de pequeno porte; 1.035 são microempresas e 28 entram na categoria “outros”. Além disso, 879 novos empreendimentos abertos são através de Microempreendedores Individuais (MEIs).
O número de empresas abertas este ano no município apresentou um aumento de 5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram abertos 1.048 novos empreendimentos nos oito primeiros meses de 2023.
De acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Três Rios possui 78.346 habitantes.