• Instituto Histórico de Petrópolis – 86º aniversário de sua fundação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/out 08:00
    Por Fernando Costa

    O Instituto Histórico de Petrópolis iniciou, no dia 22 de setembro, as celebrações do octogésimo sexto aniversário de sua fundação, às 11h, domingo, na Catedral São Pedro de Alcântara, a direção e membros da instituição onde estiveram reunidos em orações durante a Santa Missa celebrada pelo Revmo. Padre Luiz Felipe, culminando no dia 23 com memorável noite cultural, artística e homenagens.

    A sede estabelecida à Praça de Liberdade, 247, Casa de Cláudio de Souza ornada em flores, confrades e convidados, perfeita sintonia às belas marouflages, vitrais, azulejaria portuguesa e traços arquitetônicos em estilo eclético com influências art déco (início do século XX) foram realçados ante o brilho do público das várias searas do notável saber desde as autoridades, representantes de diversas instituições culturais e Imprensa na pessoa do jornalista Vinicius Fernandes.

    A assembleia comemorativa reviveu a dedicação, e a tenacidade do Dr. Henrique Leão Teixeira Filho, e também, da Comissão constituída por Max Fleiuss, Leão Teixeira, Jacobina Lacombe, Rangel Pestana e Alcindo Sodré à elaboração do estatuto do “Instituto Histórico Dom Pedro II”, aprovado em reunião no dia 24 de setembro de 1938 e oficialmente instalado em 2 de dezembro do mesmo ano, data natalícia do Imperador, patrono do renomado panteão cultural guardião na preservação da história e memória da Imperial Cidade de Petrópolis.

    A mesa foi composta e presidida pela Ilma. Sra. professora Dra Elizabeth Maller, Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis à frente dos trabalhos e, também, Ilma. Vice-Presidente deste Instituto, historiadora e professora Vera Abad, Ilmo. Senhor o Diretor Tesoureiro historiador Luiz Carlos Gomes, Diretor Secretário historiador José Luiz Machado Costa Diretor-secretário do IHP e por mim, Fernando Antônio De Souza da Costa, Diretor de Relações Públicas e Cerimonial do Egrégio Panteão Cultural.

    Depois da alocução presidencial, procedeu-se a execução do Hino Nacional Brasileiro.

    A Presidente. Dra. ELIZABETH MALLER procedeu a saudação inicial, e discorreu sobre o aniversário do I.H.P.

    Prosseguiu sua explanação com a apresentação da Bandeira do IHP, criada pelo Associado Titular Benemérito Ronaldo Rego, convidado a descrever sobre a arte e o belo pavilhão.

    A seguir, o I.H.P. recebeu das mãos do presidente do Clube 29 de Junho, Sr. Marcio Haubrich a Medalha comemorativa dos 200 anos da Colonização Alemã no Brasil, lançada pela Casa da Moeda do Brasil e ofertada ao IHP pelo clube 29 de junho.

    Concedida palavra ao Diretor Tesoureiro Luiz Carlos Gomes ele registrou as justificativas de ausência e procedeu a leitura das efemérides.

    A segunda parte da cerimônia coube à ilustre associada do Instituto Histórico de Petrópolis, historiadora e professora Dra. Ana Cristina Lopez Francisco – “Quanto do passado tem no meu futuro: objetos que contam história”.

    A Casa de Cláudio de Souza por si abriga uma parte do museu ornado em peças e objetos de arte (século XIX), durante a conferência, mais que isso, magna aula de história e exposição de objetos de arte conduzindo a atenta plateia ao império quer pelo mobiliário, trajes, usos e costumes.

    Ao final, depois dos demorados aplausos e congratulações, a presidente Elizabeh Maller procedeu a entrega de belo Certificado à querida palestrante e mestra juntos aos abraços e agradecimentos pela inestimável participação ao evento.

    Instituto Histórico de Petrópolis, oitenta e seis anos, Jubileu de Hortênsia, título apropriado e merecido ao insigne sodalício a orgulhar Petrópolis, Imperial Cidade.

    Últimas