• Equipes de Petrópolis vencem etapa regional de Olimpíada de Robótica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2019 10:31

    A etapa regional das Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), levou duas equipes petropolitanas ao pódio com medalhas de ouro. Alunos do curso People Tech and English e do Faetec Petrópolis, concorriam em níveis diferentes e agora se preparam para a disputa na modalidade prática que acontecerá no próximo mês.

    A prova realizada no dia 3 de agosto, em Teresópolis, ainda na etapa teórica, chega a modalidade prática no próximo mês e será sediada em Petrópolis. A competição é dividida em três níveis (0, 1 e 2), o Nível 0 são para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O Nível 1 compõe alunos que estão no 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 são alunos do 8º, 9º ano e também do Ensino Médio e/ou Técnico. 

    Os estudantes, Nicolas Angel França de Souza, 14 anos, Erik Romaneli Hudgins, 14 anos e Anna Catharina Grotz Lischt, 13 anos, do People Tech and English, com a equipe “People Heroes”, cordeada pelo treinador Rafael de Oliveira Ferreira, 22 anos, que concorreram no nível 1 da Olimpíadas, estão animados com a próxima etapa sediada no Sesc Quitandinha no próximo mês.

    Faetec também leva ouro

    Já a equipe SIR Breguete, no nível 2, formada pelos alunos Lucas da Silva Muniz, Bianca Domingos Guarizi e Christian das Neves Moreira, do último ano do Ensino Médio Técnico em Tecnologia da Informação, do Centro Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), da unidade da Faetec Petrópolis, era a única equipe representando uma instituição pública na etapa regional. 

    Com a orientação do professor Alberto Angonese, o grupo desenvolveu uma máquina que funcionou de forma autônoma na competição e superou uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos, suplantação de detritos e resgate de vítimas.

    Para a estudante Bianca Domingos Guarizi, de 18 anos, moradora de Petrópolis, a participação na OBR foi muito comemorada pela equipe. “Foi o nosso primeiro contato com a Olimpíada. Foi incrível participar, pois tivemos a oportunidade de conhecer outras equipes. A gente conversou sobre robótica e conseguimos ter outras perspectivas e ideias sobre o nosso robô. Eu fiquei na parte de programação. Pensar como o robô vai ficar é fácil, mas colocar isso em código é bem complicado. É muito bom escrever o código e depois ver o robô fazendo o que nós programamos”, comemorou a aluna. 

    Mas essa não é a primeira medalha ganha pela unidade petropolitana da Faetec na OBR. Em 2014, os alunos obtiveram o primeiro lugar na etapa estadual da OBR, além do título de vice-campeão latino-americano de robótica, entregue ao Centro de Educação Profissional de Petrópolis. E em segundo lugar na categoria RoboCup Simulation 2D e em quarto lugar na categoria IEEE Very Small Size Soccer na Latin American Robotics Competition. Já em 2016, os alunos do Ensino Médio foram campeões da OBR Regional e Estadual. O Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica da unidade já se tornou referência no segmento. 

    Sobre a OBR e a próxima etapa

    A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas apoiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPQ) e o Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), tem como objetivo principal identificar novos talentos e estimular jovens estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico a seguirem carreiras científico-tecnológicas. É uma iniciativa gratuita e sem fins lucrativos. Na modalidade prática da OBR foram mais de 5 mil equipes inscritas neste ano. A grande final da modalidade prática será a Etapa Nacional, entre os dias 22 a 26 de outubro de 2019, no Rio Grande do Sul. 

    A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

    A próxima etapa, Estadual, acontecerá no dia 22 de setembro, no Sesc Quitandinha.

    A People Tech an English, está em Petrópolis desde 2016 e oferece cursos de robótica, tecnologias, programação para as novas gerações, youtuber, além de inglês e informática.

    Já o curso Técnico em Tecnologia da Informação da Faetec tem duração de um ano e meio e possui um projeto de integração entre os alunos de nível superior com os alunos do Ensino Médio Técnico da instituição. A proposta é de ofertar oficinas em robótica com o foco principal na preparação para a OBR. 

     

     

     

     

     

     

     

    Últimas