• Falta de limpeza no filtro de ar pode ser responsável pelo aumento do consumo de combustível

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Em boas condições, o filtro de ar não apenas otimiza o consumo de combustível, mas também é essencial para a segurança e a durabilidade do motor

    30/set 15:39
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Freepik

    Manter o veículo em boas condições de funcionamento vai além das revisões de rotina, e um componente frequentemente negligenciado pode estar diretamente relacionado ao aumento do consumo de combustível: o filtro de ar. Embora simples, ele desempenha um papel fundamental não apenas para a economia de combustível, mas também para a segurança e durabilidade do motor.

    Responsável por filtrar o ar que entra no motor durante o processo de combustão, o filtro de ar garante que o motor receba ar limpo, livre de impurezas como poeira, partículas de sujeira e poluentes. Com o tempo, no entanto, o filtro acumula detritos e perde eficiência. Segundo Charles de Queiroz, sócio da oficina Charles Rodas e Pneus, quando o filtro está em más condições, ele restringe a passagem de ar, obrigando o motor a injetar mais combustível para manter o desempenho.

    “Ele pode passar despercebido em revisões por não estar visível, mas tem uma função vital no funcionamento do carro. Quando impurezas conseguem passar por um filtro velho, elas entram na câmara de combustão, prejudicando a queima do combustível e forçando o motor a trabalhar mais. Além disso, o entupimento do filtro prejudica a entrada de ar, aumentando o esforço das velas e do motor, o que resulta em um consumo maior de combustível”, explica Charles.

    A identificação de um filtro de ar sujo é relativamente simples. Se ele apresentar uma coloração escura, acúmulo de sujeira, poeira e detritos, é um indicativo claro de que precisa ser substituído. Além disso, Charles destaca outros sinais que podem indicar a obstrução do filtro: “Eles incluem a perda de potência do motor, dificuldades na partida, restrição do fluxo de ar necessário para uma combustão eficiente e até odores estranhos durante o funcionamento do veículo.” Ele ainda alerta que “negligenciar a manutenção deste componente pode sobrecarregar o motor, aumentar o esforço do veículo e, consequentemente, elevar o consumo de combustível.”

    A boa notícia é que a troca do filtro de ar é uma das manutenções mais simples e econômicas de se realizar no veículo. A recomendação geral é que o filtro seja substituído a cada 10 mil a 15 mil quilômetros rodados, ou conforme indicado no manual do proprietário. No entanto, para motoristas que circulam em áreas com alta poluição ou em estradas de terra, a verificação deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, para garantir que o filtro esteja sempre em boas condições.

    A Charles Rodas e Pneus, especialista em serviços automotivos, possui unidades em diversas localidades de Petrópolis, como Quitandinha, Coronel Veiga, Bingen, Alto da Serra e Itaipava, prontas para atender às necessidades dos motoristas.

    Foto: Divulgação

    Para mais informações, acesse: @charlesrodasepneus.

    Últimas