• OMS recomenda uso de bicicletas para saúde e mobilidade; candidatos comentam

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  • 24/set 08:15
    Por Wellington Daniel | Foto: Arquivo/Tribuna de Petrópolis

    No último domingo (22), foi celebrado o Dia Mundial sem Carro, uma iniciativa que visa lembrar a importância do cuidado com o meio ambiente e da poluição produzida por veículos automotores. Uma das alternativas ao uso dos automóveis representa uma opção de baixo custo, com benefícios em diversas áreas: as bicicletas.

    A Organização Pan-Americana de Saúde, braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas Américas, destaca que a bicicleta é uma alternativa de locomoção com grandes benefícios para a saúde física e mental. Além disso, auxilia na melhora de indicadores urbanos, como os congestionamentos, e ambientais.

    A Tribuna de Petrópolis traz, hoje (24), o décimo primeiro tema da rodada de entrevistas com os cinco candidatos a prefeito. Nesta rodada, os prefeitáveis respondem sobre iniciativas para incentivar o uso de bicicletas, tendo em vista os desafios da cidade para a modalidade.

    Como explicado às assessorias dos candidatos, a primeira resposta, hoje, será do candidato do Novo, Doutor Santoro, seguindo a ordem alfabética. As respostas foram encaminhadas por escrito pelos candidatos, que tiveram o limite de 500 caracteres contando com o espaço.

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    Tribuna de Petrópolis: O uso de bicicletas é recomendado pela OMS, pelos benefícios à saúde e também a mobilidade urbana e ao meio ambiente. Em Petrópolis, no entanto, a questão esbarra em ruas estreitas, o que torna a atividade perigosa. Quais ações pretende implementar, para incentivar o uso deste meio de transporte, caso eleito?

    Doutor Santoro (Novo): “Pretendemos focar no aprimoramento dos transportes públicos coletivos, nossa prioridade, mas caso seja viável desenvolver planos para melhorar a fluidez e o acesso, como ciclovias e projetos de corredores específicos, serão soluções que, a médio prazo, podem ser estudadas e dependendo da viabilidade, implementadas. Lembrando que a descentralização urbana, diminuindo a necessidade de deslocamento, é a melhor política de melhoria da qualidade de vida da população.”

    Eduardo do Blog (Republicanos): “Não existe milagre para ampliar vias em áreas completamente urbanizadas. A construção de ciclovias e faixas e o incentivo a instalação de bicicletários será política pública do nosso governo – no entanto, deixo claro que não abriremos mão da segurança das pessoas. Investir em transporte alternativo é zelar pela saúde da nossa gente e pelo meio ambiente.”

    Hingo Hammes (PP): “É preciso investir nas ruas e avenidas para garantir espaços seguros e adequados para os ciclistas, assim como melhorar a mobilidade urbana, qualificando a oferta de transporte público. É preciso colocar o investimento em ciclovias no orçamento.”

    Rubens Bomtempo (PSB): “Esse tema merece atenção especial do Plano de Governo, dada a importância de se pensar em novas formas de deslocamento. O uso da bicicleta será incentivado principalmente em curtas distâncias ou em locais mais planos, que propiciem esse tipo de deslocamento. Teremos um sistema de locação de bicicletas em pontos estratégicos, como terminais rodoviários, além de ampliar a malha cicloviária – incluindo a construção de um parque linear com ciclovia às margens da Avenida Barão do Rio Branco.”

    Yuri Moura (PSOL): “É preciso garantir a segurança do ciclista e o respeito às ciclofaixas. Petrópolis, por suas particularidades, pode adotar medidas eficientes e articuladas entre os modais para a melhoria da mobilidade e redução de poluentes. É preciso incentivar a utilização do transporte público, garantindo qualidade no serviço e tarifas justas. É preciso renovar a frota com ônibus elétricos e estudar a retomada dos “bondes” – nos moldes dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) do Rio – no Centro Histórico.”

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