O mês de setembro teve aumento significativo das ocorrências de fogo em vegetação no estado do Rio e na cidade de Petrópolis. Com o salto nos registros, a Cidade Imperial ocupa o posto de 10ª cidade com mais incêndios florestais no estado em 2024.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, a liderança do ranking fica com a capital, que já teve 2.333 casos até o momento. Na 10ª colocação, Petrópolis aparece com 276 registros.
Confira a lista dos 10 municípios com mais casos de incêndio florestal:
Rio de Janeiro – 2.332
Maricá – 438
São Gonçalo – 373
Nova Friburgo – 347
Araruama – 345
Duque de Caxias – 341
Campos dos Goytacazes – 337
Niterói – 325
Nova Iguaçu – 290
Petrópolis – 276
Adolescente admite ter provocado incêndio em Pedro do Rio e Secretário e é levado à delegacia
Na última segunda-feira (16), policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram operações para reprimir ações incendiárias criminosas em parques do estado do Rio de Janeiro. Em Petrópolis, um adolescente foi levado à delegacia, junto com o pai, após confessar ter causado o incêndio que atingiu áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio e Secretário no último domingo (15).
A DPMA, em conjunto com delegacias distritais, trabalha na identificação dos responsáveis por esses crimes. Mais de 30 pessoas já tinham sido identificadas e cinco presas.
Disque Denúncia
O Linha Verde, do Disque Denúncia, também recebeu informações sobre queimadas em Petrópolis ao longo do ano. O município é o terceiro com mais registros de fogo em vegetação no órgão, com 22 denúncias feitas neste ano, sendo a terceira cidade do estado no ranking.