• Eleições EUA: Elon Musk inflama momentos de tensão política e gera apreensão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/set 20:36
    Por AP / Estadão

    Horas depois de um aparente atentado contra a vida do ex-presidente dos Estados Unidos e candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, no fim de semana, o empresário Elon Musk acessou sua plataforma de mídia social X para postar um emoji pensativo e um comentário de que “ninguém está tentando assassinar” o presidente e vice-presidente democratas.

    E quando um usuário anônimo do X distorceu dados para alegar um aumento nos registros eleitorais incompletos em três estados dos EUA, Musk ampliou a postagem falsa e a chamou de “extremamente preocupante”.

    As postagens geraram rápida reação de funcionários públicos que consideraram as palavras de Musk irresponsáveis e enganosas. À medida que geram milhões de visualizações e compartilhamentos, os comentários também ilustram a capacidade de uma das pessoas mais influentes do mundo para espalhar o medo e desinformação durante momentos políticos tensos. Isso é especialmente verdade porque ele é dono da plataforma social que costumava ser o Twitter, dando a Musk autoridade para definir como seu conteúdo chega aos usuários.

    As postagens acalentam preocupações sobre como ele poderia manipular a confiança do público à medida que o dia das eleições nos EUA se aproxima. Recentemente, o empresário apoiou Trump.

    Especialistas e autoridades eleitorais temem que, no mínimo, Musk possa influenciar as pessoas a questionarem a legitimidade do voto. Mas também estão preocupados sobre a possibilidade de as palavras motivarem ameaças e violência.

    “X e Musk estão aumentando a temperatura da política de forma perigosa e irresponsável em um momento crítico”, disse a cofundadora do Projeto Global Contra o Ódio e o Extremismo, Heidi Beirich.

    Últimas