Sesc Quitandinha recebe o 3º Seminário Sesc+ Saúde durante o Setembro Amarelo
O Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, receberá o 3º Seminário Sesc+ Saúde nesta quarta (18) e quinta-feira (19), como parte das atividades do Setembro Amarelo – campanha global de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O evento reunirá especialistas para debater os impactos da vida digital na saúde mental. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente via Sympla.
A programação começa nesta quarta-feira (18), às 9h30, com uma palestra do neurocientista Pedro Calabrez, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Na sequência, a psicóloga Edwiges Parra, especialista em Saúde Mental Digital e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explorará o tema das relações humanas na era digital. No mesmo dia, uma mesa de discussão reunirá Felipe Fortes, pesquisador do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Loraine Martins, psiquiatra pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), para debater os laços digitais e seus impactos sobre a saúde mental.
Na quinta-feira (19), o seminário começará com a gravação do videocast “Sesc+ Saúde”, com a participação de Marcos Lacerda, mestre em Psicologia Social e criador do canal “Nós da Questão”, que conta com 2 milhões de inscritos no YouTube. Ele falará sobre o papel da internet na democratização da psicologia. Logo após, a psicanalista Elisama Santos, escritora e apresentadora do programa SAC das Emoções (canal GNT), e o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da campanha “Janeiro Branco”, discutirão o poder transformador das palavras nas relações humanas. A programação do dia ainda contará com uma palestra de Rossandro Klinjey, professor de psicologia, sobre a construção de redes de apoio eficazes, e com o músico e palestrante Guilhermo Santiago, que abordará formas lúdicas de interpretar a vida.
“A importância do cuidado com a saúde mental para a saúde integral será um dos focos centrais do evento, considerando os impactos que o virtual tem tido, levando ao isolamento e ao agravamento de condições de saúde. Esse é um tema crucial nos dias de hoje, em que a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral e para a capacidade de enfrentar os desafios diários”, destaca o gerente de Saúde do Sesc RJ, Marcus Bezerra.
Além das palestras, os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, que completa 80 anos em 2024, e visitar a exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, considerada uma das mais amplas mostras sobre a produção artística negra no Brasil.
O seminário faz parte do projeto Sesc+ Saúde, que oferece atividades e serviços voltados para a saúde física, mental e social em unidades fixas e móveis por todo o estado do Rio de Janeiro, com foco no bem-estar da população.