• Prefeitura divulga planejamento para abertura de 2 mil vagas em creches até 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/08/2019 18:25

    A prefeitura divulgou o planejamento para a criação de duas mil novas vagas em Centros de Educação Infantil até novembro de 2020. De acordo com a secretaria de Educação, a previsão é de ampliar a oferta de vagas em unidades já existentes e inaugurar mais quatro CEIs ainda este ano, o que deve totalizar 1900 vagas.  Outras 100 vagas para crianças de zero a três anos de idade deverão ser disponibilizadas em sete novas unidades de ensino que o governo planeja abrir no ano que vem.

    O cronograma de ações e das vagas que serão criadas foi apresentado ao juiz Alexandre Teixeira, da Vara da Infância e Juventude, e ao promotor do Ministério Público Estadual, Vicente Mauro Júnior, pelo secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos, pelo procurador do município, Sebastião Médici e pela secretária de Educação, Marcia Palma.

    “Nesse ano abrimos o CEI Augusto Meschick, com 130 vagas no Centro, e nos próximos meses, outro CEI também no Centro vai oferecer 200 vagas. Mas o planejamento não para por aí: o município já está trabalhando para que novas creches sejam inauguradas até 2020, com oferta de mais de 2 mil vagas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

    Pelo planejamento do poder público, até novembro serão inaugurados quatro CEIs que irão oferecer 800 novas vagas. Além dessas, ainda serão ofertadas novas vagas em espaços que já estão em funcionamento no Bingen, Centro e Jardim Salvador. Até o final de 2020 serão inaugurados espaços na Estrada da Saudade, Independência, Cascatinha, Itaipava, Castelo São Manoel, Carangola e Alto da Serra, concluindo a meta da Secretaria de Educação.

    Aumento no repasse para as unidades parceiras

    Os Centros de Educação Infantil que têm parceria com a rede municipal de Educação também tiveram este ano um reajuste de 9% nos repasses feitos mensalmente. As instituições atendem a 1.310 alunos de forma integral: são dez instituições que passaram a receber anualmente mais de R$ 4 milhões. Um aumento significativo também foi repassado para as instituições educacionais que possuem parceria com o poder público no atendimento dos alunos da educação fundamental. Essas entidades recebem, desde o início do ano, após 11 anos sem aumento, 20,73% no valor repassado mensalmente por cada aluno matriculado. Seis unidades educacionais foram beneficiadas com a ação, que representa um investimento anual de R$ 1 milhão.

    Últimas