Procon descarta 10kg de produtos vencidos de pizzarias na Castelanea e Alto da Serra
Duas pizzarias delivery foram autuadas pelo Procon Petrópolis durante a operação Pizzaiolo realizada nesta quinta-feira (01). Os estabelecimentos, um localizado da Castelânea, e outro no Alto da Serra, continham produtos com a data de validade vencida, sem identificação do prazo de validade e problemas de armazenamento. Nas duas pizzarias foram encontrados um total de 9.682Kg de alimentos com a validade vencida, além de 6kg de alimentos sem identificação de prazo de validade.
Leia também: Homem come identidade para ‘destruir provas’ durante abordagem da PM
Na primeira pizzaria fiscalizada pela equipe do Procon, no início da noite, na Castelânea, foram encontrados, 7,395 Kg de alimentos com a validade vencida, como bacon de pernil fatiado, queijo parmesão e temperos. O local foi autuado e o material descartado.
No segundo estabelecimento fiscalizado, o maior problema que a equipe do Procon encontrou foram 10 produtos sem identificação de prazo de validade, totalizando 6,093Kg como requeijão, chocolate branco, ervilha, queijo gorgonzola, doce de leite em bisnaga, farinha de amendoim, tomate seco, goiabada pastosa, doce de leite em bisnaga, presunto e requeijão sabor cheddar. Ainda no mesmo local, foram encontrados atum ralado com acondicionamento impróprio e 2,2287Kg de produtos com a validade vencida, como ovos e leite condensado.
O Procon trabalha de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que aponta que produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.