• Projeto do MME e da EPE sobre impacto das mudanças climáticas receberá recursos da Alemanha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/set 14:07
    Por Renan Monteiro / Estadão

    O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciaram nesta segunda-feira, 9, o projeto “Impactos das Mudanças Climáticas no Planejamento da Geração de Energia Elétrica”. A iniciativa faz parte de cooperação com o governo alemão. A pasta diz que haverá recursos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Ainda não foram informados valores.

    Serão feitas simulações sobre os impactos das mudanças climáticas sobre o sistema elétrico brasileiro, por meio das alterações na temperatura, irradiação solar e vento, por exemplo.

    Esse estudo será feito em parceria com o consórcio formado pelas consultorias especializadas PSR e Tempo OK. A ideia é subsidiar políticas públicas, com previsão de ser concluído em junho de 2025.

    “Partindo de um cenário em que a demanda elétrica seja igual ao dobro da atual, serão utilizados modelos computacionais de planejamento da operação energética de médio e longo prazo (SDDP) e de planejamento da expansão energética (OptGen) para a determinação de cenários de expansão da oferta” aponta o MME, em nota.

    Em relatório de projeções, a EPE estima que o consumo de eletricidade nas atividades de comércio e de serviços no País deve crescer em média 4,4% ao ano até 2034. No consumo das outras classes (rural, poder público, serviços públicos e consumo próprio), o crescimento médio esperado é de 4,3% ao ano.

    Últimas