Jozi Cardoso é campeã Sul-Americana de meia maratona
A atleta da Pé de Vento/Caixa, Joziane Cardoso, conquistou o Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona. A competição foi realizada no domingo (29), em Assunção (Paraguai). No masculino, Gilmar Silvestre Lopes foi superado no final e terminou com a medalha de prata.
Entre as mulheres, Jozi Cardoso completou os 21 km em 1h14min38seg, ficando apenas dois segundo a frente da vice-campeã, a peruana Rocio Cantara. Também do Peru, Wilma Arizapana fechou o pódio.
Jozi comemorou muito a conquista, principalmente porque essa foi a primeira convocação dela para representar o atletismo nacional.
– Fiquei muito feliz por ter sido convocada para representar o Brasil no Sul-Americano de meia maratona. Foi uma honra ter vindo. É incrível. Eu estou felicíssima porque é a minha primeira convocação e consegui correr bem, consegui a primeira colocação. Vem acontecendo coisas na minha vida que eu nunca imaginei que teria essas oportunidades. E apareceu essa oportunidade, eu agarrei com unhas e dentes e, graças a Deus, consegui representar bem o nosso país – afirmou a campeã.
– A prova foi boa, é um percurso gostoso, a cidade é muita bonita. A prova teve um rimo forte, tinha umas peruanas de nível bom. Mas consegui colocar um ritmo forte no final e consegui a primeira colocação – comentou Jozi.
Na prova masculina, Gilmar Lopes entrou para defender o título conquistado em 2015, em Montevidéu (Uruguai). E ele quase conseguiu manter a conquista. Uma dor na parte posterior da coxa fez o atleta da Pé de Vento/Caixa ser superado no sprint final pelo peruano Ferdinan Pacheco, que fez o tempo de 1h04min31seg – cinco segundos a frente do brasileiro. Daverson Ramons (Peru) ficou com o bronze.
– Foi uma prova bem disputada, com percurso bom, clima agradável. A disputa foi grande com os dois peruanos. Nos metros finais, eu perdi no sprint. Mas estou feliz por ter vindo, defendido o Brasil e ser segundo colocado – disse Gilmar.
O técnico da Pé de Vento/Caixa, Henrique Viana, acompanhou os dois a pedido da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
– Foi uma prova muito disputada e decidida apenas nos últimos metros. Tanto a Joziane como o Gilmar foram muito bem e representaram bem o Brasil – analisou Henrique Viana.
Sul-Americano de Meia Maratona / Paraguai (Assunção)
Feminino
1ª Jozi Cardoso (Brasil): 1h14min38seg
2ª Rocio Cantara (Peru): 1h14min37seg
3ª Wilma Arizapana (Peru): 1h15min07seg
Masculino
1º Ferdinan Pacheco (Peru): 1h04min28seg
2º Gilmar Silvestre Lopes (Brasil): 1h04min33seg
3º Daverson Ramons (Peru): 1h04min35seg