Correas recebe campanha de recolhimento de lixo eletrônico nesta quinta-feira
Após recolher mais de 300kg de material em Corrêas em julho, a Secretaria de Meio Ambiente realiza uma nova etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico na Praça do bairro nesta quinta-feira (01). Serão coletados diversos equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, câmeras digitais, notebooks e tablets, que estejam obsoletos ou com algum defeito e que não sejam mais utilizados. A ação acontece em parceria com a Recicla Ambiental – empresa de reciclagem que vai receber o material – além da Companha de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Leia também: Carreta carregada com alumínio tomba na BR-040 e interdita parcialmente trecho da rodovia
Iniciada no ano passado, a campanha é realizada mensalmente na Praça Dom Pedro, no Centro, recolhendo mais de quatro toneladas de material até o momento. De acordo com a Organização Nações Unidas (ONU), em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%. O descarte correto do lixo eletrônico ajuda a preservar o meio ambiente.
O lixo eletrônico contém substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que, ao serem descartados incorretamente, poluem a natureza. Com o apoio de uma empresa especializada, o material será descartado ou reutilizado de forma adequada. “Petrópolis é uma cidade linda, que precisa ter o seu lado verde preservado”, disse Éder Gonçalves, gerente da Recicla Ambiental, empresa parceira da ação.
O recolhimento de lixo eletrônico é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Também são realizados trabalhos de orientação nos bairros e nas escolas, dentro do Defesa Civil nas Escolas – que engloba também o Meio Ambiente.