• Equipes dos bombeiros e ICMBio controlam queimada em Pedro do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/07/2019 16:15

    Após horas de combate, militares do 15° Grupamento de Bombeiros Militar e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) extinguiram o incêndio que atingiu 35 hectares de vegetação em Pedro do Rio. O fogo teve início nessa quinta-feira (25) e foi identificado por volta das 10h, em sobrevoo com aeronave durante a operação Abafa 2.

    De acordo com os bombeiros, o combate foi feito ao longo do dia com auxílio de helicóptero e também por terra. Durante a madrugada, duas equipes continuaram no local. A confirmação da extinção do incêndio foi divulgada na manhã desta sexta-feira. Os bombeiros também informaram que equipes do ICMBio permaneceram no rescaldo – quando buscam localizar focos de fogo escondidos ou brasas que poderão se tornar novos focos – e equipes dos bombeiros farão vistoria no local dos eventos para evitar focos remanescentes.

    Operação Abafa emite 100 notificações preventivas

    A Operação Abafa foi desencadeada na manhã dessa quinta-feira (25) com o objetivo de notificar previamente moradores de localidades com alto índice de incêndios florestais sobre os riscos de usar fogo para eliminar lixo e também para a limpeza de terreno. A operação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, as polícias Civil e Militar, o exército e órgãos ambientais de atuação municipal, estadual e federal. No total, foram emitidas 100 notificações. Novas incursões em áreas críticas serão realizadas pelas equipes até o final do período de estiagem – que começou em junho e vai até o final de setembro.

    Últimas