Inverno é a época ideal para cuidar bem da pele
Não é à toa que as estações mais frias do ano são conhecidas como as mais charmosas. É nesta época que as pessoas desfilam elegantes casacos e procuram programas aconchegantes, em frente à lareira e acompanhadas de um delicioso chocolate quente. Por muitos motivos, o outono e inverno são também períodos ideais para a realização de tratamentos estéticos, aumentando a procura por aqueles que desejam estar com a aparência renovada no verão.
São muitos os fatores que favorecem o resultado efetivo dos procedimentos e dão maior conforto aos pacientes. Para começar, as baixas temperaturas irritam menos a pele, fazendo com que a recuperação seja mais tranquila, agradável e eficiente. O risco de inflamações e edemas diminui e também suamos pouco na época. “Neste clima, a exposição ao sol e a radiação solar são menores. Isso ajuda na cicatrização, evita manchas e diminui o aparecimento de efeitos indesejados”, explicou a dermatologista Ana Paula Bonvini.
No período, a procura por alguns tratamentos estéticos aumenta. É o caso dos peelings, lasers e luz pulsada. São muitas as indicações dessas técnicas que promovem uma nova aparência à pele, favorecendo o rejuvenescimento. Mas é importante lembrar que, mesmo no frio, os pacientes precisam ter cuidados redobrados. “As dicas são simples, mas extremamente importantes: quem acabou de fazer algum tratamento estético deve usar filtro solar, manter a pele hidratada e não se expor ao sol”, recomendou a médica.
Mas as orientações não servem apenas para quem acabou de fazer algum procedimento. As temperaturas mais baixas e a pouca umidade do ar levam à diminuição na transpiração do corpo e podem causar o ressecamento da pele, deixando-a com aparência esbranquiçada. Por isso, é preciso se cuidar. Beber bastante água e usar hidratantes, principalmente após o banho, quando a penetração do creme é maior, são algumas dicas importantes.
“Os banhos quentes e demorados podem ressecar ainda mais a pele, por isso é recomendado evitá-los. O uso de sabão em excesso também deve ser deixado de lado. ”, esclarece Bonvini.