• Cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris acontece nesta quarta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/ago 12:07
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta quarta-feira (28), as Paralimpíadas de Paris têm início oficialmente. A cerimônia de abertura está marcada para as 15h (horário de Brasília) e contará com a participação de 184 delegações de todo o mundo,

    Assim como foi nas últimas Olímpiadas realizadas na capital francesa, a abertura não ocorrerá em um estádio. Os atletas vão desfilar pela avenida Champs-Élysées em direção à praça La Concorde, representando seus países.

    Os Jogos Paralímpicos de 2024 terão 4,4 mil paratletas brigando por medalhas em 23 modalidades diferentes, todas subdivididas em provas, classes e categorias específicas. A competição vai até o dia 8 de setembro.

    Delegação brasileira

    O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris (França) com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história. Nesta edição, o país contará com a maior delegação brasileira da história, contando com o total de 280 atletas, sendo 255 com deficiência, 19 atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

    O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é ultrapassar as campanhas dos Jogos do Rio (2016) e de Tóquio (2020), nos quais, em cada, o Brasil conquistou o total de 72 medalhas. Porém, foi no Japão que o país estabeleceu o recorde de ouros, com 22, superando a marca dos Jogos de Londres (2012), quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016 foram conquistados 14 ouros.

    Últimas