• Clube 29 de Junho é reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O Clube 29 de Junho recebeu, no dia 15 de agosto, o título de “Ponto de Memória” do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Essa certificação é concedida a entidades e coletivos culturais que se destacam no apoio ou desenvolvimento de programas e ações voltadas à museologia social, reafirmando o compromisso do Clube com a preservação da memória e das tradições germânicas na cidade.

    Na última quinta-feira (22), em publicação nas redes sociais, o grupo comemorou a conquista. “Agradecemos mais uma vez ao amigo, produtor artístico e cultural Leonardo Mello e à nossa diretoria pelo empenho e pelo trabalho desenvolvido em prol da preservação da nossa história e tradição.”

    Sobre o Clube 29 de Junho

    Fundado em 29 de junho de 1959, o Clube 29 de Junho é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a cultivar e preservar a tradição germânica em Petrópolis. A data escolhida para a fundação é uma referência ao dia em que, em 1845, chegaram as primeiras levas de colonos alemães à cidade.

    Desde sua criação, o grupo, com sede na Sociedade Coral Concórdia, tem se dedicado a diversas atividades culturais e educacionais, como a realização do I Festival Germânico em 1981, que posteriormente se transformou na Bauernfest, a maior festa cultural da cidade, e muitas outras iniciativas que celebram e preservam a herança dos colonos alemães.

    Leia também: Sociedade Coral Concórdia e Clube 29 de Junho fecham parceria

    Recentemente, o Clube inaugurou o Jardim do Bicentenário Alemão em parceria com o Projeto Água. O evento, realizado em Anápolis, no distrito de Pedro do Rio, marcou as celebrações pelos 200 anos da imigração alemã no Brasil e contou com a participação de diversos representantes, incluindo autoridades locais. Na ocasião, foram plantadas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

    Além disso, em parceria com o Instituto Teológico Franciscano e o Consulado Alemão do Rio de Janeiro, a instituição está promovendo a exposição “Jornada para o Brasil – História das Imigrações de Povos de Língua Alemã” no ITF de Petrópolis (R. Cel. Veiga, 550 – Centro). A mostra, que vai de 15 de agosto a 13 de setembro de 2024, celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e está aberta à visitação gratuita das 10h às 17h.

    Leia também: Bicentenário da imigração alemã no Brasil: traços da cultura permanecem em Petrópolis

    Últimas