• Ocorrências de incêndios em vegetação têm aumento de mais de 160% em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/ago 21:07
    Por Maria Julia Souza

    Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Petrópolis já registrou 196 ocorrências de fogo em vegetação neste ano. O número representa um aumento de 161,33% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram atendidos 75 casos do tipo. Em 2022, foram 115 ocorrências.

    Já o Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o Meio Ambiente recebeu, até o momento, 310 denúncias de crimes ambientais em Petrópolis. Desse número, 12 são referentes à queimadas. O dado, no entanto, é menor em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram 21 registros.

    Incêndios são registrados nos últimos dias

    No último sábado (17), o Corpo de Bombeiros foi acionado para duas ocorrências de incêndio em vegetação. As chamas teriam tido início no Castelo São Manoel, em Corrêas, e se alastraram para a Rua José Muniz Pavão, em Nogueira.

    Já nesta segunda-feira (19), um outro incêndio atingiu uma vegetação próxima à Rodoviária do Bingen.

    Como evitar os incêndios florestais

    Segundo o CBMERJ, algumas questões podem provocar os incêndios florestais, que ocorrem com mais incidência no período de estiagem, compreendido entre os meses de maio e outubro.

    • O tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o Meio Ambiente e a vida selvagem em risco;
    • A renovação do pasto, prática comum na agricultura, está entre as principais causas das queimadas;
    • A queima de lixo também é extremamente perigosa e ilegal. Além de poluir o Meio Ambiente, pode facilmente se transformar em um incêndio florestal devastador;
    • Os balões e guimba de cigarro também representam um grande perigo, pois podem iniciar incêndios e causar danos irreversíveis.

    Como denunciar

    Para denunciar qualquer crime ao Disque Denúncia, basta entrar em contato através dos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, que também funcionam como WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.

    Os registros também podem ser realizados através do app “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou pela FanPage do Linha Verde no Facebook. O anonimato é garantido ao denunciante.

    Punições

    A Lei Federal nº 9.605/1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora. Além disso, há o artigo 41, que fala sobre “provocar incêndio em mata ou floresta”. A pena para esse tipo de crime é de dois a quatro anos de reclusão, além de multa.

    Em Petrópolis, existe a Lei 8.570/2023. Nela, além de ficarem sujeitos à punição prevista em Lei Federal, aqueles que forem responsáveis por queimadas em área urbana do município, seja para limpeza de terrenos ou queima de lixo e detritos, passarão a ser punidos também em âmbito municipal.

    Últimas