Petro Ita pode ganhar sobrevida de mais um ano?
Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que, por decreto, o prefeito Bomtempo criou a comissão de licitação para conduzir o processo de escolha da empresa de ônibus que vai operar as linhas da Petro Ita (tanto as que ainda estão sob a gestão da empresa, apesar de seu contrato ter sido suspenso, quanto as que foram temporariamente concedidas à Cidade Real pela prefeitura). O que a gente não entendeu é o seguinte: a comissão terá um prazo de 12 meses, que ainda pode ser prorrogado? Que não seria concluída a licitação neste governo, já dava para imaginar, mas qual o grau de dificuldade para licitar um serviço desses que justifique levar um ano inteiro?
Essa, não!
Além da deficiência diária na operação, com quebras constantes e supressão de horários, será que vamos passar um ano inteiro assistindo a mais episódios de rodoviários ameaçando entrar em greve por falta de pagamento? Porque tem sido assim: o sindicato da categoria convoca paralisação toda vez que a Petro Ita atrasa os salários, e depois suspende a manifestação quando há um acordo para o dinheiro cair na conta. Semana passada, por exemplo, foi assim também com reunião na madrugada para acertar os pagamentos.
Um sábado comum
Depois de nove quebras na sexta-feira, os usuários da Petro Ita enfrentaram mais 11 quebras no sábado. Nesse dia, a linha 470 – Santa Isabel, no Caxambu, poderia até “pedir música no Fantástico”, porque quebrou três carros. Mas não pensem que essa foi a pior situação. No Gulf, por exemplo, não teve quebra porque simplesmente não teve ônibus.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 101 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Prazo na LDO
A Câmara de Vereadores publicou no Diário Oficial, na sexta-feira, dia 16, o aviso de abertura do prazo para emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Trata-se do novo texto enviado pelo Executivo, no lugar do anterior, cheio de coisas mal explicadas. O prazo abriu dia 07 e vai até quarta, dia 21. Segundo o DO, esse edital saiu no dia 07 e teria sido divulgado na mesma data, mas não explica por que estaria sendo publicado somente no dia 16….
Sem público
A audiência pública para discutir a LDO está marcada para quinta-feira, às 14h. Mas, como o plenário da Câmara segue interditado naquela obra sem fim, a reunião vai ser na apertada Sala dos Vereadores, que mal comporta três ou quatro pessoas. Então, nada de público. Quem quiser acompanhar, pode assistir pelo YouTube, mas aí não pode participar com perguntas. Mas, a audiência pública, conforme diz a lei, não é para as pessoas poderem ter voz ativa?
Bazar da APPO
Até sexta-feira, na Igreja Senhora do Rosário, no Centro, das 9h às 18h, rola o tradicional bazar da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos. As vendas serão revertidas para manter as atividades da Casa de Apoio, que oferece acolhimento a pacientes e seus familiares durante o período de tratamento.
Ainda demora
Em outubro, o Theatro Dom Pedro completará cinco anos fechado para reforma. Foi um vai e vem de projetos sendo refeitos até que engrenasse. Só que antes de outubro não fica pronto, não. Ainda em fase de acabamentos, a prefeitura só vai licitar a compra de extintores de incêndio e equipamentos de segurança no dia 03 de setembro.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br