Museu de Cera de Petrópolis abriga personalidades nacionais e internacionais
Fundado há quase 13 anos, o Museu de Cera de Petrópolis é um dos principais pontos turísticos da Cidade Imperial. As esculturas em tamanho real exibidas no espaço foram produzidas por estúdios americanos e ingleses, e reproduzem a textura da pele, os fios de cabelo e até mesmo os olhos dos personagens.
Ele é o primeiro museu no Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, onde personalidades nacionais e internacionais são retratadas com perfeição. Dentre elas, estão grandes nomes da música, do cinema e da história, como Albert Einstein, Santos Dumont, Gilberto Gil, entre outros.
Fotos: Maria Julia Souza
História do Museu
Gabriel Orempüller, supervisor administrativo do museu, explica que a ideia de instalar o espaço na cidade foi com o intuito de ver como seria a aceitação do público brasileiro.
“Essa questão seria mais a curiosidade de como seria a aceitação de um público brasileiro, já que ainda era uma novidade muito grande. Mas Museus de Cera são famosos mundo afora. Então acho que trazer essa novidade para cá foi a principal motivação”, explicou.
Esculturas
Atualmente, o espaço é composto por 36 esculturas que são encomendadas e vêm de estúdios, através do curador/diretor do Museu com o estúdio responsável. Na próxima semana, uma nova estátua, que ainda não foi revelada, chega para compor o acervo do local. “Inicialmente elas [esculturas] foram compradas nos Estados Unidos. Mas, acho que de 2012 ou 2013 em diante vem tudo de Londres”, contou Gabriel.
Fotos: Maria Julia Souza
Importância do espaço para a Cidade Imperial
Gabriel ressalta que a importância do Museu de Cera para Petrópolis é ser mais um atrativo local, o que ajuda também a movimentar a economia da cidade, já que o turismo é o ponto mais forte do município.
“A gente é uma cidade que não depende exclusivamente do turismo, mas ele [turismo] é o ponto mais forte. Então eu acho que ter um espaço reservado para isso, para atrair turistas, para atrair dinheiro para a cidade, eu acho que é muito válido. Porque se fosse somente um museu para conhecer, a pessoa vem fazer um bate e volta e vai embora. Com mais coisas [mais locais], a gente vai agregando cada vez mais e a pessoa já não consegue ficar um dia, fica dois ou três. Então a economia da cidade eu acho que gira bastante com relação a isso”, ressaltou.
Como visitar
Localizado em um casarão construído no início do século XX em estilo espanhol, o Museu de Cera de Petrópolis fica localizado na Rua Barão do Amazonas, nº 35, no Centro da cidade. Não é necessário agendamento. Basta chegar no local e comprar o ingresso na hora. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp: (24) 2249-1595.
Fotos: Maria Julia Souza
Além das visitas individuais, o local também realiza o turismo pedagógico e visitas de grupos, como passeios escolares e excursões. Nesse caso, geralmente o museu pede que seja realizado um agendamento prévio, mas que não é obrigatório.
Dentro da loja do museu também é possível realizar o molde de cera da mão do visitante, em um processo que dura, no máximo, 10 minutos. “A gente gosta sempre de ressaltar que a loja do museu funciona independente dele. Então se a pessoa não for entrar, mas quiser conhecer a loja, tem essa opção também”, ressaltou Gabriel.
O Museu de Cera de Petrópolis funciona todos os dias, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.