Wanderley Pereira perde para ucraniano e boxe masculino brasileiro fica sem medalha em Paris
O boxeador Wanderley Holyfield Pereira perdeu, nesta sexta-feira, para o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, por pontos, após três assaltos, em decisão unânime dos jurados (todos com 30 a 26), em duelo válido pela categoria até 80 quilos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Com a vitória sobre Wanderley, Khyzhniak se vinga da derrota para Hebert Conceição na decisão da medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021.
Com a derrota de Wanderley, o boxe brasileiro só tem um pódio garantido com Beatriz Ferreira, no 60 quilos, que vai disputar a semifinal neste sábado. Os perdedores das semifinais no boxe já garantem um lugar no pódio porque não há disputa de terceiro lugar. Jucielen Romeu vai lutar pelas quartas de final na categoria 57 quilos.
Khyzhniak começou em ritmo muito forte, aplicando muitos golpes fortes. Wanderley se defendeu, mas não conseguiu devolver o ataque. Com isso, perdeu os três assaltos para os cinco jurados. No último round, o brasileiro ainda foi punido com a perda de um ponto porque o córner esqueceu de colocar o protetor bucal mo lutador brasileiro.
“Luta muito dura. Sabia o jogo dele. Procurei trabalhar mais com a precisão que o volume, mas ele foi melhor. Sou muito novo, primeira olimpíada e ainda vou voltar. Trabalhar mais e não dar chance para o azar”, disse Wanderley.