Procon autua agências bancárias por tempo de espera em filas
Fiscalização realizada nesta terça-feira (02.07) pelo Procon Petrópolis, constatou tempo de espera em fila superior a 15 minutos em duas agências bancárias, uma do Itaú e outra do Banco do Brasil, ambos no Centro Histórico. Na fiscalização, a equipe do órgão de defesa do consumidor verificou que o tempo de espera, respectivamente, chegava a 21 e 46 minutos. Ao longo do dia, 16 agências receberam as equipes do órgão.
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O tempo médio de espera das outras 14 agências foi de 7 minutos. Desde 2017, incursões aos bancos da cidade realizadas pelo Procon já somam 323 visitas e, em 53 casos, o órgão flagrou o tempo acima do permitido. Quando a fiscalização flagra a irregularidade por mais de cinco vezes, a agência pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.
“Início de mês é sinônimo de fila nos bancos, mas isso não justifica a espera acima do permitido em legislação. Vamos manter a postura firme, porque esses estabelecimentos têm poder econômico suficiente para garantir pessoal necessário para realização do correto atendimento às pessoas”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, lembrando que uma das redes bancárias não era autuada desde novembro do ano passado e só agora, após fechar duas agências na cidade, voltou a ter problemas.
Em Petrópolis, a lei é 5.763/2001 embasa as ações do Procon. Segundo ela, cabe às agências disponibilizar pessoal suficiente para atender em até 15 minutos seus clientes em dias normais e em até 30 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados. Se a fiscalização flagrar a irregularidade por mais de cinco vezes, ela pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.