Oficina criada pelo Padre Quinha lança campanha de financiamento coletivo para ajudar dependentes químicos
Além dos bons exemplos de fé, caridade e generosidade, o Padre José Carlos Nunes, o Padre Quinha, deixou um outro legado: a Oficina de Jesus. Fundada em 1997, nasceu com a proposta de acolher e reabilitar pessoas que sofrem com a dependência de álcool e drogas. Embora a Oficina seja uma instituição, todos podem fazer parte dela e dar continuidade ao trabalho. Neste mês, foi lançada a Campanha Mil Amigos, que de pouquinho em pouquinho pode ajudar a manter vivo o sonho do Pe. Quinha.
Veja também: Senac promove diversos cursos na área de decoração; inscrições estão abertas
Para manter o trabalho de acolhimento, são muitos custos. A Oficina atende cerca de 300 pessoas por ano, e todos os meses têm despesas de alimentação, transporte para emergências médicas, manutenção de estrutura, luz, água, salário dos funcionários, entre outros. Que são custeados com doações e eventos promovidos pela instituição.
A Campanha Mil Amigos Padre Quinha, surgiu da ideia de unir pessoas que queiram ajudar a restaurar vidas. Todos podem participar da campanha com qualquer valor mensal. Cada pessoa contribuindo com um real por dia, no fim do mês poderá juntar R$ 30, como explica o gestor executivo da obra, Roni Ribeiro. A campanha foi lançada no site benfeitoria (https://benfeitoria.com/milamigospadrequinha), onde as contribuições podem ser feitas virtualmente. A expectativa é que até o fim deste ano, consigam mobilizar mil colaboradores, amigos do Pe. Quinha.
O sítio da Oficina de Jesus, fica no Brejal, e atende atualmente 20 pessoas. Roni explica que o trabalho busca não só fazer com que os internos superem o consumo de álcool e drogas, mas busca o resgate da dignidade. “As drogas roubam a identidade dessas pessoas, e depois cobram um preço que eles não podem pagar. O trabalho busca mostrar que existe um caminho, que juntos podemos virar essa página”, disse.
A obra acolhe gratuitamente, sempre visando a prevenção, reabilitação e a reinserção social de dependentes e seus familiares. Ainda é trabalhada uma base importante, segundo o carisma do Padre Quinha, que é a espiritualidade. O Sítio é considerado um lugar de reencontro pessoal e com Deus, para que cada pessoa possa encontrar seu lugar na comunidade e “juntos construir um mundo mais justo, fraterno e solidário para todos”.
As doações para a campanha também podem ser feitas por meio de depósito bancário na conta da instituição. Banco Itaú Ag: 0122 Cc: 13671-6, Titular: Associação Oficina de Jesus e CNPJ: 06.230.562/0001-08.
Oficina de Jesus promove atividades pelo Julho Verde
No mês de julho serão realizadas diversas atividades, com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios das substâncias psicotrópicas ativas (álcool e drogas) com debates educativos e ações de evangelização. A abertura da programação acontece hoje, às 11h, com a celebração de uma Missa, na Igreja Matriz São José de Itaipava. E segue por todo o mês.
No dia 01 de julho, aniversário do nascimento do Padre Quinha, será feita a transmissão ao vivo pela página da Oficina de Jesus no Facebook da oração do terço Padre Quinha, às 18h. No dia 07, terá um show de prêmios às 14h, no Liceu São José de Itaipava. Dia 13, terá um Mega Bazar Padre Quinha, no Espaço Calvário, no Quitandinha.
No dia 14, será o dia D Padre Quinha Sangue Bom, quando terá uma mobilização para doação de sangue no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, de 7h às 18h. No dia 21, é a Festa Julina no Sítio Nossa Senhora das Graças, no Brejal, às 13h. E no dia 27, será a Caminhada da Esperança. A concentração é às 14h, na Catedral e às 16h, terá a celebração de uma Missa no Trono de Fátima.